Quem Somos – História Breve e Estrutura do CIH

O Círculo Iniciático de Hermes é uma associação cultural, independente, não religiosa, que dedica-se a divulgação e perpetuação do conhecimento esotérico, seguindo a tradição da ciência e da magia de Hermes ou hermética, que visa proporcionar a seus membros atingir o mais alto grau possível de desenvolvimento pessoal.

O Círculo Iniciático de Hermes – CIH, é uma organização independente, que não possui qualquer vínculo com outras organizações e seus membros, sendo responsável apenas pelo seu material que ele mesmo produz, e não pelo mau uso deste.

O Círculo Iniciático de Hermes – CIH possui linhagem própria desde 1997 (ano da sua fundação civil) que identifica cada membro do grupo desde a data de sua iniciação e pelas mãos de qual membro do Conselho assina sua Carta Patente. Esta corrente iniciática foi teve seu ponto de partida o primeiro ritual de iniciação nos moldes da Ordem Hermética da Aurora Dourada, realizado por Frater Goya e os membros fundadores (que assinam o manifesto original da Ordem) em dezembro de 1993, e tendo a fundação civil em março de 1997. A partir de 2003, o Círculo Iniciático de Hermes – CIH passa a utilizar ritual de iniciação próprio, baseado no Capítulo CXXV do Per-em-hru (O Livro do Sair à Luz ou Livro Egípcio dos Mortos como é mais comumente conhecido), optando naquele momento, pela linhagem própria real (que pudesse ser comprovada documentalmente) ao invés de uma linhagem meramente simbólica que ligasse o grupo à Ordem Hermética da Aurora Dourada atual – que não possui vínculos oficiais reais e comprovados com a HOGD original, do séc.XIX.

Inicialmente o Círculo Iniciático de Hermes – CIH baseou-se nos ensinamentos e estrutura rituais da Ordem Hermética da Aurora Dourada (Hermetic Order of Golden Dawn), textos herméticos antigos, práticas mágico-ocultistas, na Cabala Prática, buscando conhecimento através das fontes herméticas e de autores consagrados, tais como Papus, Guaita, Knorr Von Rosenrot, Aleister Crowley, Mac Gregor Mathers, John Dee, Dion Fortune, Hermes Trismegistus (Tábua de Esmeralda, Corpus Hermeticum, etc.), W. Wynn Westcott entre outros e nas pesquisas desenvolvidas por nossos membros.

Nos dias atuais, mais da metade dos materiais internos é derivado dos trabalhos de pesquisa e práticas dos membros do Supremo Conselho ou outros membros do grupo, de forma que o Círculo Iniciático de Hermes – CIH é talvez uma das poucas Ordens Esotéricas que produz o próprio material ao invés de apenas compilar material de outras ordens, grupos ou autores, e que valoriza o conhecimento dos autores nacionais do tema.

Existem 5 eixos de nossa Matriz que podem ser trabalhados:

  • Eixo Tradicional, que consiste primariamente na tradição Maçônica e/ou Golden Dawn, Alquimia, assim como obras do Hermetismo Clássico e Misticismo Francês;
  • Eixo Thelêmico, que se baseia no Liber Al Vel Legis e outros trabalhos de Aleister Crowley;
  • Eixo Enochiano, que se baseia principalmente no sistema de magia enochiana de John Dee;
  • Eixo Egípcio, que se baseia principalmente nos rituais egípcios, como o Livro do Sair à Luz (Livro dos Mortos), e no Papiro de Leyden;
  • Eixo Oriental, que se baseia em práticas budistas e taoístas, assim como na alquimia interna chinesa e suas práticas.

Em L.L.L.L.,

Sol in Aries 29º29′ et Luna 4º24′ Dies Martis

https://cih.org.br/?p=1602 Quem Somos – História Breve e Estrutura do CIH
https://cih.org.br/?p=275 Manifesto Original do CIH
https://cih.org.br/?p=278 Os Graus do CIH e o Tarot
https://cih.org.br/?p=1114 Os Eixos de Estudos/Práticas das Lojas
https://cih.org.br/?page_id=364 Como fazer parte do CIH (Orientações gerais para tornar-se membro da Ordem)

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1602