Categoria: Mitologia

Textos sobre Mitologia Grega, Egípcia e outras que influenciam o CIH.

O Simbolismo do Pelicano e o autosacrifício

Por Frater Goya Historicamente, durante o período da Renascença (entre os séc. XIV e XVI), havia uma crença generalizada de que os Pelicanos, em períodos de falta de alimentos – como um inverno rigoroso – por exemplo, alimentavam seus filhotes com o próprio sangue. Era uma crença tão popular que é possível encontrar diversos registros …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1734

O Contexto Histórico para o Surgimento da Literatura de Palácios

Por Frater Melquisedeque Disclaimer: as opiniões expressas não correspondem necessariamente àquelas do CIH, e são de responsabilidade do autor. 25/06/22 – Sábado 9:26am  Sol em Câncer 03º, Lua em Touro 24º – Minguante  Faze o que tu queres há de ser o todo da Lei!  O Contexto Histórico para o Surgimento da Literatura de Palácios  …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1510

A Lua na Astrologia segundo Aleister Crowley

Por Aleister Crowley Tradução e Nota: Frater Goya (Anderson Rosa) Um dos epítetos favoritos da deusa Lua entre os romanos era Trivia, a de três formas, porque tinha três formas. É uma mulher, como mãe e como menina; esta dupla capacidade completa esse conceito de sexo feminino, do qual Vênus, que foi descrita mais acima, …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1257

O Egito e as águas sagradas do Nilo

Fonte: Terra Educação  O rio Nilo, o maior rio em extensão do mundo, também é o responsável direto por manter a continuidade de uma das mais antigas culturas que temos registro, a cultura egípcia. Saiba um pouco da sua história e do simbolismo das suas colossais construções.   José e as pragas do Egito   …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=104

Grécia – Oráculo de Delfos: o umbigo do mundo

"O templo de Delfos (reconstrução)"

Fonte: Terra Educação  Durante mais de 15 séculos, do nascimento ao fim da cultura grega antiga, o Oráculo de Delfos, ou templo de Apolo, serviu como local onde os peregrinos vindos das mais diversas latitudes do mundo helênico consultavam as pitonisas, as sacerdotisas oraculares, para saber qual o seu destino, da sua família ou da …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=100

Romana – A HISTÓRIA DOS MESES

A HISTÓRIA DOS MESES Fonte: Internet (Site ignorado. Se alguém souber, agradecemos se nos avisarem) Janeiro, Fevereiro, Março, Abril… será que esses nomes foram dados aos meses devido às observações das constelações, assim como aconteceram com os símbolos do zodíaco? Se a sua resposta foi positiva, você está tremendamente enganado! Foi dentro dos muros de …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=97

Grega – Origem Mitológica das Profecias e dos Oráculos

Origem Mitológica das Profecias e dos Oráculos Fonte: Internet (Site ignorado. Se alguém souber, agradecemos se nos avisarem) Nas antigas lendas teogônicas da mitologia grega, Pontos, ou Fluxo Marinho, nascido sem intervenção de uma potência masculina, uniu-se a Gaia, a Terra, e desta união nasceu Nereu, um sábio que possuía o conhecimento de todos os …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=94

Egito – O Mito de Osíris

O Mito de Osíris No antigo Egito, o deus cuja morte e ressurreição se celebrava anualmente com duelos e alegorias alternativas foi Osíris, o mais popular de todos os deuses egípcios e do qual existem bons fundamentos para classificar-se em um dos aspectos conjuntamente com Adonis e Atis, como personificação da grande mudança anual da …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=91