Categoria: Artigos

Textos gerais sobre Magia

Como explicamos as entidades da umbanda ou quimbanda por exemplo à luz do CODEX 07?

Por Frater Goya Essa pergunta foi-me enviada em um grupo de estudos e levou a algumas reflexões interessantes. Note-se que o foco aqui não é o convencimento, não é provar nada. É trazer uma outra hipótese sobre um tema proposto, que é a reencarnação. Para quem não conhece o texto, poderá acessá-lo AQUI. Essa pergunta …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1914

Tai Chi Chuan, I Ching e Espiritualidade

Por Frater Goya No Ocidente, vemos o corpo, a mente e o espírito, como partes separadas do ser. Mas no Oriente, essas partes são vistas de uma forma mais holística, de acordo com a concepção deste termo, e portanto, o Ser Humano é uma unidade pela soma dessas partes. Praticar o Tai Chi Chuan, consiste …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1911

O Simbolismo do Pelicano e o autosacrifício

Por Frater Goya Historicamente, durante o período da Renascença (entre os séc. XIV e XVI), havia uma crença generalizada de que os Pelicanos, em períodos de falta de alimentos – como um inverno rigoroso – por exemplo, alimentavam seus filhotes com o próprio sangue. Era uma crença tão popular que é possível encontrar diversos registros …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1734

Os Lábios Umedecidos de Nuit

 Disclaimer: as opiniões expressas não correspondem necessariamente àquelas do CIH, e são de responsabilidade do autor. “And maybe someday we will meetAnd maybe talk, and not just speak”James Blunt in Same Mistake, 2007 “E talvez algum dia nós nos encontraremosE talvez conversaremos ao invés de só falarmos” As coisas levam o tempo que elas levam. …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1635

O Tarot como caminho iniciático

Por Frater Goya (Anderson Rosa) Na magia tradicional, temos como armas mágicas: o bastão, o pantáculo, o cálice ou copa e a espada, como armas elementares.Cada qual representa um elemento (Fogo, Ar, Terra e Água) e o domínio desse elemento específico. O Tarot é a quinta arma mágica (atribuindo-o ao Espírito). Se com o Tarot …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1587

O Simbolismo Iniciático do Lamen da Rosa Cruz

Por Frater Goya   O Lamen1 da Rosa Cruz é talvez, dentro do simbolismo da Magia Hermética um dos casos de maior sucesso e longevidade de um símbolo. Em praticamente todo o mundo moderno, todo e qualquer praticante da Magia Hermética, Rosacrucianismo, Maçonaria, Gnose (ou pseudognose), Teosofia, etc., já se deparou pelo menos uma vez …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1556

O Contexto Histórico para o Surgimento da Literatura de Palácios

Por Frater Melquisedeque Disclaimer: as opiniões expressas não correspondem necessariamente àquelas do CIH, e são de responsabilidade do autor. 25/06/22 – Sábado 9:26am  Sol em Câncer 03º, Lua em Touro 24º – Minguante  Faze o que tu queres há de ser o todo da Lei!  O Contexto Histórico para o Surgimento da Literatura de Palácios  …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1510

Porquê o Caibalion não deve ser levado tão a sério

Por Nick Farrell https://www.nickfarrell.it/kybalion/Tradução de Frater Goya O Caibalion (ou Kybalion) foi um texto oculto “obrigatório” para iniciantes por muitos anos e foi uma grande influência para mim e para outros membros do Builders of the Adytum (BOTA) graças a um mito de que Paul Foster Case era um dos escritos anônimos. Recentemente, uma de …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1505