0. Fazer Parte do CIH

O primeiro passo para tornar-se membro do Círculo Iniciático de Hermes, é se cadastrar na página do CIH em Cadastro (clique aqui). Esse Cadastro é gratuito, e permitirá ao estudante acessar páginas restritas a usuários cadastrados.

A partir do cadastro, o estudante será conhecido como Companheiro de Jornada.

Agora que fez o cadastro e tornou-se Companheiro de Jornada, o estudante poderá ter acesso a artigos como:

1) Apostila de Companheiro de Jornada (baixe a apostila aqui) – usada para os primeiros estudos no CIH, e oferece as informações básicas como:
a) Textos esclarecedores sobre o CIH;
b) Rituais diários;
c) Lista de livros a estudar antes de entrar no CIH, como preparação para a Iniciação;
d) Orientações diversas de como proceder.

2) Cursos On-Line gratuitos – cursos disponibilizados apenas a usuários cadastrados na página do CIH.

3) Acesso a textos do Liber Mundi restritos a usuários cadastrados.

4) Descontos em cursos e eventos públicos do CIH, exclusivamente.

O Que são CODEX? – Codex são textos publicados pelo CIH para facilitar o estudo dos Companheiros de Jornada, membros e não-membros do CIH. Muitos deles são úteis especialmente àqueles que pretendem ingressar no CIH e aos estudiosos em geral, por tratarem de temas polêmicos e frequentes.

Peguei o Material de Companheiro de Jornada. Já sou membro?
Não. Esse é apenas o passo inicial da sua jornada. A partir de agora, existe um prazo médio de 6 meses. Nesse período, o Companheiro de Jornada deverá estudar a parte teórica e fazer a parte prática dos rituais. Isto é, deverá praticar os rituais nas formas e frequências dadas no material dado.
Após ter realizado isso, deverá escrever para frgoya@gmail.com e expressar seu desejo de realizar a Iniciação.

Quando passo a ser membro?
Após passar pelo ritual de iniciação.

O que é iniciação?
Sobre Iniciação, leia os CODEX 06, que podem ser baixados aqui.

Como saberei se estou apto a ser iniciado?
Após escrever para frgoya@gmail.com , o estudante será comunicado de uma avaliação feita pessoalmente por membros do CIH. Caso mostre domínio do conteúdo proposto (teoria e ritual), ele será convocado a fazer o ritual de iniciação do CIH, tornando-se então membro efetivo da ordem. Depois que os Companheiros de Jornada passam pelos seis meses de estudo e preparação, e são avaliados para continuar no processo de se tornarem membros da Ordem,  eles são convidados a se tornarem SAÚ.

O que é SAÚ? – Depois do momento em que criamos os Companheiros de Jornada, outro desafio ainda maior se apresentou, que é o de organizar os CDJs que já haviam passado do prazo de seis meses, foram avaliados e aguardavam o período para serem iniciados. Assim, criamos um Grau intermediário, ainda não-iniciático, para que eles pudessem obter mais material, seguir sua jornada, e estimular outros CDJs com seu exemplo. Este CDJ já avaliado recebe um ritual específico para realizar o contato com a egrégora da Ordem, que contém instruções e procedimentos específicos para esta cerimônia. O Ritual deve ser realizado em 3 etapas, e devolvido à ordem impreterivelmente. Para mais detalhes, deve-se consultar o CODEX 17 especificamente. Citamos ainda, que no citado documento (Codex 17) em nenhum momento atribuí ao SAÚ o status ou Grau de Neófito, haja vista que é um grau introdutório à ordem.

Contexto do SAÚ – No Antigo Egito, havia uma corporação de Magos denominados como os Saú, que quer dizer Os Protetores. Protetores do que? De quem? Estes magistas eram responsáveis por velar pela segurança daqueles que percorriam as pistas do deserto.

Dentro do CIH o objetivo do Saú é zelar pela manutenção da Egrégora da Ordem, para que ela possa auxiliar os nossos irmãos e irmãs no trabalho mágicko realizado dentro da Ordem. Além disso, o Saú também protege aqueles que caminham pela estrada desértica do conhecimento Oculto.

ATENÇÃO – Só é considerado um Membro Iniciado da Ordem, aqueles que passaram pelo ritual de Iniciação. Membros do Grau de SAU não são Iniciados. Eles apenas adquiriram o benefício de estarem ligados de forma mais próxima com a egrégora da Ordem. Isto é, foram apresentados a ela formalmente, após o período de Companheiro de Jornada.
CASO ALGUM SAU SE APRESENTE COMO MEMBRO ADEPTO DO CIH, INFORME DIRETAMENTE A ORDEM PELO EMAIL DO FRATER GOYA PARA QUE SEJAM TOMADAS AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS. MEMBROS DO CIH NÃO SE APRESENTAM COMO ALTOS INICIADOS. 

O Companheiro de Jornada e posteriormente Saú, é identificado no CIH como “Aspirante à Iniciação para se tornar efetivamente membro da Ordem”. Enquanto esses dois passos iniciais não são ultrapassados, ambos são apenas aspirantes a membros.

Cabe ainda esclarecer que para ser Neófito do Círculo Iniciático de Hermes, é necessário passar pelo Ritual de Iniciação, que acontece apenas na presença da equipe Iniciática do Grupo, com um ou mais membros do Supremo Conselho presentes. A Iniciação é exclusivamente presencial. Até o presente momento, o CIH não se utiliza de rituais de auto-iniciação para o Grau de Neófito. Após ser iniciado no Grau de Neófito, agora membro oficial do CIH, recebe uma Carta-Patente, com firma reconhecida em cartório, que lhe certifica o grau obtido de forma civil. Sem esses elementos: Ritual de Iniciação formal e presencial e também a Carta-Patente, ninguém pode se dizer Membro Oficial ou Neófito do CIH.

Existe algum custo para ser membro? Como funcionam as mensalidades?
Durante o período de Companheiro de Jornada, o estudante não precisa pagar nenhuma taxa ou mensalidade. Porém, como o CIH vive de doações, qualquer valor será bem-vindo, sem valor mínimo de acordo com o desejo do contribuinte.

Após a iniciação, os membros contribuem com um valor mínimo, que serve para a manutenção das despesas gerais do CIH.

ATENÇÃO – Os termos SAU, e a Fórmula de AUS, são elementos da Tradição do Círculo Iniciático de Hermes, e possui como Guardiões, os representantes do Supremo Conselho: Frater Goya e Frater Melquisedeque. Qualquer pessoa que divulgue ou use esses termos em outros grupos ou organizações, está mentindo ou enganando. Caso veja esses termos em alguma página que não seja a página oficial do Círculo Iniciático de Hermes ou com autorização EXPRESSA do Supremo Conselho, saiba que estão tentando enganar você se fingindo passar por membros iniciados na Tradição do CIH sem realmente fazer parte deste grupo. Isso seria falsidade ideológica e indução a erro configurando crime. Estejam atentos.

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?page_id=364