Categoria: Taoísmo

Tai Chi Chuan, I Ching e Espiritualidade

Por Frater Goya No Ocidente, vemos o corpo, a mente e o espírito, como partes separadas do ser. Mas no Oriente, essas partes são vistas de uma forma mais holística, de acordo com a concepção deste termo, e portanto, o Ser Humano é uma unidade pela soma dessas partes. Praticar o Tai Chi Chuan, consiste …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1911

O LIVRO DOS CINCO ANÉIS E A MAGIA

Uma breve análise do estilo de Musashi em paralelo com o Xintoísmo, a Qabalah e a magia em geral por: Frater Kurush (C.F.L.) Miyamoto Musashi foi um dos maiores samurais da história, conhecido entre os japoneses como Kensei, o santo da espada; além de ter sido um estimado pintor e escritor e dominar muito bem …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=316

O Anzol e o Peixe

Por: Oscar Maron “Na tradição taoísta não é o mestre que se esforça para atrair o discípulo ou para convencê-lo de qualquer coisa, é o discípulo que deve se esforçar para permanecer junto ao mestre. Para ilustrar essa idéia, os taoístas usam uma metáfora e dizem que o mestre taoísta é aquele que pesca com …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=314

As Origens do Chi Kung e sua evolução: Breve resumo histórico

( chi = sopro, energia; kung = trabalho, treino) Por: Cláudio L. Guanabara Instrutor de Técnicas de Kung-Fu Taoísta   Ainda que incertas, as origens do Chi Kung remontam das técnicas xamânicas primitivas dos povos orientais. Naquele tempo, acreditava-se na capacidade de certos indivíduos de entrar em contato com uma realidade transcendental, habitada por seres extraordinários …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=312

Conceitos do Chi (Qi)

Tradução: Ely Britto. Instrutora e diretora do Centro Taoista Intertao. Resolvi traduzir mais um texto do S. Biel, um jovem que sempre escreve coisas sábias na loucura do Fórum internacional do Healing Tao. Precisa entender que o Chi é aquilo que não é. Não é algo que você pode entender completamente na existência física e …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=310