Tradução: Ely Britto. Instrutora e diretora do Centro Taoista Intertao.
Resolvi traduzir mais um texto do S. Biel, um jovem que sempre escreve coisas sábias na loucura do Fórum internacional do Healing Tao.
Precisa entender que o Chi é aquilo que não é. Não é algo que você pode entender completamente na existência física e sensorial do universo.
O Chi não deveria ser visto como uma força física da natureza. È uma energia difícil quase impossível de se descrever, podemos apenas sentir e compreender o que seja esta energia.
Podemos dizer que esta energia é sútil, elétrica, magnética, um campo de força que flui como a corrente de um rio, morna como o vapor ou algum outro tipo de energia sutil. Esta energia possui qualidades comuns com tudo isto e pode ser sentida de uma forma diferente e em diferentes situações. Tentar explicar esta energia com alguma outra energia física palpável e conhecida seria um erro.
A energia mais próxima conhecida que pode ser comparada ao Chi é o bio – eletro magnetismo, mesmo assim não há máquina que possam detectar o fluxo do Chi, porque para detectar o Chi precisamos experimenta-lo com a mente e sua percepção mais acurada, principalmente quando se trata desta energia circulando dentro do corpo humano.
Poderíamos mesmo afirmar que nada no mundo existiria sem a mente consciente viva para percebe-lo. Talvez este seja o novo paradigma criado pela teoria da física quântica.
Vamos responder a algumas perguntas que sempre vêm a mente quando falamos do Chi:
1) Com que velocidade o Chi se move pelo corpo?
Esta energia se move tão rápido quanto sua percepção do tempo e do espaço. Dentro do nosso corpo esta energia pode se mover em várias e diferentes velocidades dependendo onde ela esteja, e quão aberto ou bloqueado estiverem os canais por onde ela circula.
2) Será que esta energia se move mais rápido nas pessoas que pensam mais rápido? Ou ela se move da forma descrita acima em todo mundo?
O Chi se apresenta de diversas formas. Nas pessoas nervosas e com a mente rápida o Chi mental e o vital, certamente se movem mais rápido. Mas o Chi não depende tanto da velocidade de seu pensamento, de sua inteligência ou cérebro e sim, de sua consciência desta energia, da abertura dos canais e de sua habilidade em circular esta energia sem esforço.
3) Será que o Chi se move à velocidade da luz?
Aqui novamente podemos afirmar que qualquer medida humana de velocidade não se aplica ao Chi. Esta energia pode se mover mais lenta ou mais rápida do que a velocidade da luz. Estas medidas foram feitas para o mundo material e o Chi pertence a uma realidade menos tangível. Isto e valido também para o corpo de energia de alguém viajando pelo espaço, você diria que coisas como velocidade da luz, distancia poderiam medir algo que acontece instantaneamente?
4) Os espelhos podem paralisar a energia Chi?
5) O Chi passa através de um espelho?
6) O Chi fica preso em um espelho?
Esta pergunta nos remete ao Chi e aos espelhos como usados no Feng Shui.
Atualmente, os grandes mestres de Feng Shui afirmam que tudo isto é supertição. Espelhos não impedem as energias negativas de atingir uma pessoa. Um Pakua feito de madeira e desenhado com espelhos e pendurado na porta da casa, apenas causa uma impressão psicológica naqueles que acreditam nisto. Os verdadeiros mestres do Feng Shui ririam desta supertição.
O Pakua funciona como um mandala, em verdade ele é um diagrama, um circutio das energias e não possui nenhum poder mágico especial. O Pakua só pode ser ativado quando a mente está focalizada nele e se apóia em seu modelo, em sua estrutura, para concentrar a mente e transformar energia pelo poder da intenção.
Mas como os espelhos refletem a luz e o calor, provavelmente o espelho possui alguma propriedade sobre o Chi do elemento metal.
O Chi pode passar através de qualquer coisa, dependendo da forma que o Chi escolhe para ser percebido. O Chi pode sofrer alterações causadas pelo mundo material, mas não é regulado pelas leis deste mundo. A circulação do Chi obedece a leis diferentes. Acredito que os alquimistas chamariam o Chi de um plano mais sutil e mais puro de energia. O Chi existe no mundo do Chi, e não no mundo material como conhecemos.
7) Será que o Chi possui alguma vibração ou cor?
Caso se considere o Chi como parte da luz, então provavelmente sim.
Mas a freqüência do Chi e sua coloração não devem ser confundido com as da luz. A luz espiritual e o corpo de luz não devem ser confundidos com a luz natural e sensorial que é percebida pelos sentidos externos.
Se o Chi tiver uma luz, vamos senti-la com os sentidos internos, como uma percepção interna de luz. Por exemplo, o coração possui uma qualidade de luz vermelha de fogo, o fígado como uma madeira verde. Mas isto não significa que você vai ver uma luz com seus olhos, é mais uma luz que você ve com sua mente e pela visualização. Você sente que esta cor existe internamente, não é realmente algo físico, muito raramente alguém muito treinado consegue visualizar esta cor com os olhos. Precisa ser um vidente, alguém que veja a aura das pessoas para isto acontecer.
Eu diria que o Chi opera como uma corrente, um tipo de sensação em onda. A depender de como você o perceba, você sente algo que se passa dentro de você. Se eu tivesse que dar ao Tao uma forma, eu o consideraria como um ângulo de um padrão de onda de energia que sobe e desce. Na verdade é isto que o Tai Chi (símbolo Yin e Yang) representa. E mais, lembre-se que o Tao é traduzido algumas vezes como circuito, que está muito próximo da tradução do que seja uma onda ou uma freqüência de energia.
8) Será que cores diferentes de Chi se movem em velocidades diferentes?
Os elementos do trigrama representam intensidades diferentes de Chi que são comumente associadas com a energia que foi mais ativada ou menos ativada. Assim podemos considerar que o Chi pode se mover de uma forma mais lenta ou mais rápida. Considera-se o elemento fogo como o clímax de uma alta energia, a madeira como a fase em que ela está gerando, o metal a fase em que ela está descendo e se contraindo, a água seria o clímax mais baixo desta energia. Ela se move em ciclos. Mas tudo isto depende do tipo de Chi que está se movendo dentro. O Chi (energia vital) não existe sem estar associado a alguma forma viva e densa
9) Será que o Chi se move mais rápido ou mais lento a depender das condições de densidade, como na água, no ar ou no vácuo?
Segundo os princípios taoista, quanto mais densa a energia ou a substancia mais devagar e enraizado estará o Chi, e quanto menos densa e mais etérica, mais o Chi se move sem obstruções.
Isto explicaria a categorização do trio Jing Chi- Shen essência/substancia/energia espiritual). Mas lembramos que o Chi não pode ser compreendido como algo que se move através da matéria absoluta. Estamos falando aqui da teoria da relatividade, onde a energia, a matéria e o espírito, são uma mesma coisa, mudando de um estado para o outro, se densificando ou se refinando.
Por exemplo você poderia dizer que o corpo físico (jing) contém o Chi (que poderia ser um campo elétrico ligando o físico ao espiritual) e que o chi contém o espírito que é sem forma e intangível.
10) O Chi que desce do céu sempre se movimenta numa espiral que se move no sentido horário? E O Chi que sobe da terra sempre sobe em espiral que gira no sentido anti-horário?
11) Será que o Chi que sai da palma de sua mão que aponta para a terra, se move em espirais no sentido horário?
Tudo isto depende de sua consciência do espaço e do tempo e da dualidade céu/terra. Normalmente o chi deverá se mover como você perguntou acima, mas isto depende de qual o seu sexo, em que hemisfério se encontra, qual a sua orientação, ou se você o deixa naturalmente espiralar ou se o comanda para girar em uma determinada direção.
12) Será que o Chi muda de direção quando você aponta sua mão para cima e depois para baixo?
No Tai Chi, aprendemos que o chi é como um cordão invisível ou um fio que gira e contorce o corpo alterando assim o fluxo deste Chi. Provavelmente isto acontece assim. Você deve tentar perceber quais são os movimentos opostos yin e yang de suas mãos quando se movem, e o que sente, assim saberia como acontece.
Uma pergunta como esta sobre o Chi é fácil de responder porque trata-se do Chi se movendo no corpo. Quando alguém pergunta sobre o Chi de uma forma mais generalizada e abstrata, e se o Chi age assim ou assado, universalmente falando, fica difícil dar uma resposta acurada, porque não fica definido em qual contexto e forma o Chi está atuando.
13) O Chi se altera e é redirecionado quando ele passa por uma pessoa que tem um campo de Chi muito forte?
Isto depende do tipo de Chi. Se a pessoa que o emitiu assim o comanda. Se esta pessoa for um mestre em artes marciais saberá certamente como redirecionar ou absorver este Chi.
14) O Chi muda de direção quando passa por um forte campo magnético como de uma central de eletricidade?
Sim, principalmente na radiação eletro magnética e linhas de alta tensão etc. O Chi do corpo humano e considerado como uma campo de energia bio-eletromagnética.
15) Quando o Chi está se movendo em espiral mostra alguma alteração quando passa por um filtro polarizado?
Sei que fico muito agitado quando trabalho com computadores que possuem um monitor radioativo e fosforescente. Baseado nesta minha experiência eu diria que sim.
16) Quando o Chi passa por materiais como a Madeira, o metal, o plástico, mesas etc. mostra alguma perda ou aumento de movimento em espiral?
Creio que estes elementos naturais como Madeira, metal, água, terra e fogo, que simbolizam os 5 elementos, absorvem e conduzem o Chi e suas qualidades de forma diferente. No Feng Shui acredita-se que o Chi é conduzido pelo vento e coletado e paralisado pela água. Coisas mais densas como montanhas e colinas, absorvem o Chi. A parede a as fundações de uma casa, puxam as energias do céu e da terra e as seguram num determinado padrão quando a casa está sendo construída, e continuam a absorver e segurar o Chi por mais tempo.
Já os plásticos e os materiais sintéticos que são materiais mortos, tendem a bloquear a passagem do Chi e não deixar que ele passe. Se você usa roupas sintéticas e na sua casa tem muito material plástico, isto prejudique o movimento do seu Chi.