Romana – A HISTÓRIA DOS MESES

A HISTÓRIA DOS MESES

Fonte: Internet (Site ignorado. Se alguém souber, agradecemos se nos avisarem)

Janeiro, Fevereiro, Março, Abril… será que esses nomes foram dados aos meses devido às observações das constelações, assim como aconteceram com os símbolos do zodíaco? Se a sua resposta foi positiva, você está tremendamente enganado! Foi dentro dos muros de Roma que tudo começou.

Através dos avós de Lácio que herdamos a forma e a significação dos nomes dos meses. Confira abaixo as interessantes origens desses nomes que, hoje são muito importantes em nossa vida.

Janeiro (Januarius) – Este nome lhe foi dado em homenagem ao deus Janus. A esse deus, os romanos confiavam a proteção dos átrios e dos lares.

Fevereiro – Deriva de Februa. Essa denominação foi emprestada a Juno no tempo do desagravo e da purificação. Esse mês não existia no calendário bárbaro do Lácio.

Março – Marte. Era um deus que muito agradava aos romanos pela sua função guerreira e, também porque à Marte fora atribuído a paternidade de Rômulo e Remo – os fundadores da cidade.

Abril – Tinha origem nas palavras Aprillis ou aperire, cuja significação era “o que abre, o que inicia”. Por isso, durante muitos séculos o primeiro dia de abril foi considerado o primeiro dia do ano para os romanos. Esse dia era comemorado com a tradicional “Festa dos Loucos”. Hoje, o dia inaugural de abril, em virtude deste dia de folganças, é considerado “o dia universal da mentira”.

Maio – Há polêmicas em torno da origem desse nome. Alguns dizem que deriva de Magestas, a padroeira dos poderes do Estado e da magistratura. Outros falam em Majores, que é em homenagem aos velhos. E outros ainda, sugerem a expressão Maia, deusa boa, filha do Rei Atlas.

Junho – É o mês da juventude. Nesse mês eram realizadas festas em honra aos rapazes e moças. Essas festas eram chamadas de junioribus e, obrigatoriamente o dia primeiro de junho era o dia festivo.

Julho – Esse nome foi dado em homenagem ao excepcional homem público Júlio César.

Agosto – Foi denominado assim, em homenagem ao Imperador Augusto que se caracterizava como figura exponencial de um mundo tumultuado e, muito ligado à fortuna e à audácia, já que aos vinte anos era cônsul e senhor de Roma.

Setembro – Este era o sétimo mês no calendário dos romanos que só possuía 10 meses. Em virtude disso, ficou-lhe o nome de september.

Outubro – Na contagem dos romanos, era o oitavo mês. Por isso, o seu nome. Nesse mês realizavam-se grandes festas em homenagem aos muitos deuses.

Novembro – Deriva da palavra Novem (nove), de onde surgiu o seu nome, já que era o nono mês para os primitivos homens de Lácio. Esse mês tinha a proteção da deusa Diana.

Dezembro – Era o décimo mês para os romanos e, seu nome foi tão popularizado que mesmo quando ia ser o décimo segundo mês do ano, o nome foi mantido. O dia 25 de dezembro sempre foi o de maior importância no decorrer dos anos, não importando a religião dos homens.

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=97