Perguntas Frequentes no Estudo do Baralho Petit Lenormand – FAQ

em Lenormand Study Group FAQs
por Mary K. Greer (http://marygreer.wordpress.com)
Tradução de Frater Goya (http://www.cih.org.br)

Nota introdutória: Se você é um novato, é altamente recomendável que você primeiro se familiarizar com as “tradições” Lenormand antes de fazer o seu próprio método. Se fosse algo do tipo “vale tudo”, em pouco tempo 1) a coesão do sistema Lenormand estaria perdido, e 2) não haveria nenhum aspecto favorável em ter um grupo de estudo, ou participar de um, porque não haveria nada para estudar, apenas perspectivas individuais.

À medida em que você adquirir experiência, você pode encontrar o seu próprio método diferente do que é sugerido aqui.

01) O que é o baralho Lenormand e como ele tem esse nome?
02) De onde surgem os significados das cartas onde posso aprendê-los?
03) Qual é o melhor baralho para começar?
04) Como eu realmente leio uma carta Lenormand?
05) Eu tenho que usar carta ‘positivas’ e ‘negativas’ (boas e ruins)?
06) As cartas do Petit Lenormand são lidas invertidas?
07) Em que ordem devo ler as cartas?
08) O que é o Grand Tableau (GT)?
09) Existem jogadas menores (com poucas cartas) que posso usar?
10) A que os termos Carta Carregada , Carta Tema ,Carta (Foco ou Chave) e Significador se referem?
11) O que são ‘espelhar’ e ‘cavalaria’?
12) Devo levar em conta o sentido (direção) da figura(s) para a qual uma carta está voltada?
13) Como faço para usar as cartas mostradas em alguns baralhos Petit Lenormand e por que elas só aparecem em alguns deles?
14) O que são as Casas (ou Posições Casa), e eu tenho que usá-los?
15) Como faço para elaborar uma boa pergunta?
16) O que devo fazer quando eu obtiver cartas ruins nas minhas leituras diárias?
17) Posso usar o Petit Lenormand e o Tarot juntos e, se sim, como?
18) Algumas dicas:
19) Para onde vou a partir daqui?

1) O que é o baralho Lenormand e como ele tem esse nome?
Os cartas Petit Lenormand são 36 cartas usadas para adivinhação, com base em um jogo alemão multi-propósito de 1798 chamado Spiel Das der Hoffnung (“Jogo da Esperança”), que incluía adivinhação. Em 1845, dois anos após a morte famosa vidente francesa Mlle.Lenormand, estas cartas foram re-inseridas na Alemanha como um baralho de adivinhação (ou cartomancia), cooptando seu nome muito conhecido para promovê-los. Seu uso se espalhou rapidamente em toda a Europa, Rússia, América e Brasil, às vezes de forma modificada. Hoje, a maioria dos livros e baralhos são da Alemanha e da França.
Le Grand Jeu de Mlle Lenormand é um baralho francês, totalmente diferente. O America’s Gypsy Witch deck (Baralho das Bruxas Ciganas Americanas) é uma variação de 52 cartas com muitas adições e mudanças. No Brasil, o Baralho Cigano são uma variação próxima do baralho Petit Lenormand.

Para mais informações:
Emblemas das Folhas de Chá http://www.facebook.com/groups/LenormandCardStudy/413689961999246/Lenormand
História Lenormand http://mywingsofdesireblog.blogspot.com/p/lenormand-history.html
Madame Lenormand http://marygreer.wordpress.com/2008/02/12/madame-le-normand-the-most-famous-card-reader-of-all-time/2

2) De onde vem os significados das cartas e onde posso aprendê-los?
Pesquisas recentes sugerem que os significados cartão derivam do século 17 de emblemas de leitura da borra de café a partir de significados de um jogo de imagem do Renascimento europeu chamado Biribissi, do qual a loteria, a roleta e o bingo derivam. Os
significados das imagens evoluíram do folclore centro-europeu padrão.

Tabuleiro de Biribissi 
Ocorrem variações nos significados das cartas entre vários países e atualmente há poucos livros em inglês sobre o tema. Geralmente se recomenda que você primeiro aprenda um conjunto de significados de um único país. As grandes variações, bem como sites, cursos por correspondência, e livros que ensinam estão listados abaixo. Este Grupo de Estudos é para o aconselhamento, prática e discussão sobre métodos de leitura, e para compartilhar o que está acontecendo no mundo “Lennie”.

Livros Lenormand e Cursos http://www.facebook.com/groups/LenormandCardStudy/doc/383721311662778
Sites e Recursos para Cartas Lenormand http://www.facebook.com/groups/LenormandCardStudy/doc/360684040633172
Vídeos para Aprender Lenormand http://www.facebook.com/groups/LenormandCardStudy/doc/452713478096894

3) Há tantos baralhos Lenormand novos e bonita lá fora, qual é o melhor baralho para começar?
É fácil se tornar um colecionador, mas você realmente só precisa de um ou dois baralhos. Muitas pessoas recomendam que você obtenha pelo menos um deck que seja baseado nos clássicos do século 19.
A imagem é clara, inequívoca e emblemático, com poucos ou nenhum detalhes supérfluos que podem confundir a leitura.
Tais baralhos incluem (mas estão limitados a):
• AGMüller Coruja Azul, Coruja Vermelha, ou Coruja Branca (A Coruja Azul da AGM tem imagens das cartas de baralho incluídas e o USGames Coruja azul tem versos em inglês na carta)
• Carta Mundi Fortune Lenormand Telling Cards (versos + cartas de baralho)
• Königs Furt Lenormand Orakelspielkarten (cartas de baralho inseridas)
• Lo Scarabeo french Cartomancy (cartas de baralho inseridas)
• Piatnik Mlle Lenormand Wahrsagekarten (n º 194115) (cartas de baralho inseridas)
• Köningsfurt-Urania Lenormand Wahrsagekarten (ASS) (cartas de baralho inseridas)
• Bernard Mertz Lenormand (cartas de baralho inseridas)
A maioria destes baralhos podem ser comprados por baixo preço através de www.bookdepository.com
O Museu Lenormand tem um grande número de baralhos clássicos para se conhecer: http://www.lenormand-museum.com/

4) Como eu realmente leio uma carta Lenormand?
O significado de uma carta Lenormand é mais limitada do que o tarot em função do seu simbolismo. Os significados principais são geralmente memorizados, embora eles sejam derivados da função. A função do 1-Cavaleiro é de se mover, transportar mensagens e,
similarmente, ser atlético. Cartas com o mesmo nome no Tarot e no Lenormand geralmente têm significados muito diferentes, por exemplo, 32-A Lua pode ser engano no Tarot mas fama e honras no Lenormand.
! A essência da leitura das cartas é combinando-as em pares, o que muitas vezes produz um conceito novo entre as duas. Por exemplo, 3 -Árvore + 18-Cão é saúde + amigo e, portanto, pode indicar um médico. As possibilidades dependem da questão, envolvendo cartas e intuição. Portanto, listas de combinações são apenas sugestivas, ao invés de prescritivas.
Sugestão: Comece aprendendo e usando apenas 2 a 3 substantivos-chave e 2 adjetivos para cada carta. Participe dos exercícios “Lennie Blends” no Grupo de Estudos; não hesite em pedir ajuda.
Significados das cartas Lenormand em diferentes escolas http://www.facebook.com/groups/LenormandCardStudy/doc/408070275894548 ou
https://cih.org.br/?p=507

5) Eu tenho que usar carta ‘positivas’ e ‘negativas’ (boas e ruins)?
Não, no entanto, é tradicional. A maioria dos cursos irá listar cartas como positivas, negativas e neutras, embora nem todas as listas concordem. O significado das cartas é colorido ou enriquecido pelas cartas ao redor. Assim, uma carta negativa pode enfraquecer uma positiva ou trazer o pior de uma posição neutra, enquanto uma carta positiva poderia tornar as coisas melhores.

! Além disso, o surgimento de diversas cartas positivas ou negativas ajuda o leitor a determinar a resposta para perguntas do tipo sim/não.
! Outros sistemas colocam mais ênfase em quão “perto” ou “longe” uma carta está do Significador do consulente. Por exemplo, A Montanha perto da Carta Significadora pode indicar um obstáculo ou inimigo, mas à distância que pode indicar limites de proteção.

6) As cartas do Petit Lenormand são lidas invertidas?
Tradicionalmente falando, não. Além disso, nenhum livro, neste momento, recomenda faze-lo. Qualquer um que deseje usar as inversões deverá fazer seu método próprio ou usar um sistema derivado do Tarot ou de alguém que já o tenha feito.

7) Em que ordem devo ler as cartas?
• As Cartas geralmente são lidas da esquerda para a direita e de cima para baixo. A tradição diz que, ao combinar as cartas, a carta da direita (ou debaixo) geralmente modifica ou desenvolve a carta à sua esquerda (ou acima). Você pode pensar nisso como um
substantivo/sujeito (à esquerda), somado a um adjetivo/predicado (à direita), como no espanhol “Casa Bonita” para “pretty house” (em inglês no original).
• A carta do lado esquerdo pode levar a um novo evento ou processo mostrado pela placa do lado direito.
• Todas as cartas ao redor de um consulente/significador ou carta Tema/Focus modifica ou expressa algo sobre a pessoa/questão. (Veja o item n º 10.)
• Na leitura-em-linha (leitura de uma seqüência de várias cartas), a história geralmente se desenvolve da esquerda para a direita, muitas vezes, ao longo de uma linha do tempo do passado ao presente indo para o futuro.
Conforme você adquirir experiência, você também pode encontrar ou perceber histórias que podem circular para fora em círculos ou espirais.

8) O que é o Grand Tableau (GT)?
A jogada clássica do Lenormand utiliza todas as 36 cartas. Elas podem ser colocadas de duas formas:

1- Tradicional – tem quatro fileiras de oito cartas, mais uma quinta linha de quatro cartas centradas sob as cartas do meio da quarta fila. Isso é chamado de Grand Tableau(GT) 4×8+4.

2- Moderna – 4 linhas de 9 cartas, conhecido como o Grand Tableau(GT) 4×9.
A ênfase é colocada sobre a localização da carta significadora do consulente de (28-Cavalheiro ou 29-Dama) e / ou qualquer carta(s) que melhor represente a pergunta ou preocupação do consulente (ver tópico #10). Cartas à esquerda do Significador geralmente representam o passado, aquelas na coluna Significador, o presente, e para a direita, o futuro. Cartas acima são pensamentos e desejos mas também representam coisas fora do controle do consulente, cartas abaixo são eventos dentro do controle do consulente.
Vários sites ensinam o Grand Tableau. Veja os links no tópico #2.
9) Existem jogadas menores (com poucas cartas) que posso usar?
Sim. Jogadas menores consistem em leituras-em-linha com um número ímpar de cartas (3, 5 ou 7 são comuns), ou de um layout de cartas com três cartas numa linha e outras três cartas por coluna, conhecido como layout 3×3.
! Algumas vezes, a carta central destes layouts diferenciais é pré-seleccionada para representar o foco da questão, e às vezes ela escolhida de forma aleatória. Normalmente, as outras cartas são lidas em relação à carta central. Na realidade, esses layouts começaram como exercícios ensinados para se aprender a ler os segmentos da Grand Tableau.
! Apesar de não ser “tradicional”, as pessoas estão começando a criar novos layouts especificamente para leituras Lenormand. De um modo geral, é melhor aprender as formas tradicionais de leitura das cartas antes de entrar em muitos novos layouts, gerando hábitos mais relacionados à leitura do Tarot, ao invés de uma leitura ao modo Lenormand.

10) A que os termos Carta Carregada , Carta Tema ,Carta (Foco ou Chave) e Significador se referem?
Cada uma destas condições refere-se a um ou mais cartas que são selecionadas para representar:
01- um consulente (Cartas: 28-Cavalheiro ou 29-Dama),
02- um outro significativo (interesse amoroso [uma pessoa de interesse], colega de trabalho, etc)
03- um tema de interesse.
Por exemplo, você pode olhar para as cartas 34-Peixe ou 15-Urso, se você está preocupado com dinheiro ou a carta 4-Casa para o lar ou a família, enquanto 24-Coração e 25-Anel poderiam ser representativos para o casamento. Essas cartas se tornar pontos de foco, enquanto as cartas que as cercam descrevem suas características, interesses e desenvolvimento. Algumas pessoas passam por uma pré-leitura ritual de “carregamento” de uma carta como foco ou carta-chave. Faça o que funciona.

11) O que são ‘espelhar’ e ‘cavalaria’?
Além dos métodos acima mencionados, maiores informações podem ser obtidas através do emparelhamento das cartas nas extremidades opostas de uma linha ou coluna, o que é chamado de “espelhamento”. Outros pares podem ser formados usando o movimento do Cavalo no xadrez: contando dois espaços retos mais um para o lado (ou um espaço em linha reta e dois para o lado/movimento em L).

Mais sobre a cavalaria aqui. https://cih.org.br/?p=541

12) Devo levar em conta o sentido (direção) da figura(s) para a qual uma carta está voltada?
Normalmente não, embora tradições acumulados em torno de algumas cartas. O problema é que os designers das cartas dos baralhos mais antigos e modernos não mostram a direção para qual cada figura está voltada de forma consistente. Se você quiser seguir estas tradições opcionais você precisa decidir se:
1) utiliza a direção da imagem no baralho específico que você está usando, ou
2) sempre assumirá uma direção fixa, não importa o que a imagem na carta mostra.
! Os usos mais comuns de direção incluem:
• Caixão – um final ocorre no lado do caixão que é fechado (usualmente a esquerda), criando um espaço (um vácuo) para aquilo que está à direita entre ou aconteça.
• Foice – a ponta é mais perigosa, enquanto que a extremidade oposta é mais decisiva, uma vez que deliberadamente elimina ou colhe.
• Nuvens – O lado escuro é sobre tempestades, confusão e dificuldades, o lado de luminoso indica limpar/limpeza.
• Livro – o lado da lombada do livro representa segredos, o lado das páginas (lado da abertura) é conhecimento revelado.
• Ratos – traz consigo (carrega) as coisas a partir da esquerda e corrói (provoca uma perda de) coisas à direita.
• Algumas pessoas prestam atenção à direção do rosto do Cavalheiro e da Dama.

13) Como faço para usar as cartas mostradas em alguns baralhos Petit Lenormand e por que elas só aparecem em alguns deles?
Ambas as cartas, tanto alemãs, quanto francesas, aparecem no original Spiel der Hoffnung. O método de sortista para jogos de cartas se referem a um método alemão do século 18. Os significados Francês e Inglês não estão em acordo com o Petit Lenormand onde o naipe Espadas (nobreza) é um naipe melhor e Paus (camponeses), é mais problemático.
! A maioria dos leitores, portanto, apenas utilizam as imagens das cartas da corte, que podem indicar pessoas e ignoram as cartas de número (Ás ao 10). Por exemplo, o Rei de Copas na carta 4-Casa pode indicar um proprietário ou o “homem da casa”. A rainha de Paus na carta 7-Serpente pode ser ou uma rival ou uma mulher sábia.
! Baralhos modernos, por vezes, eliminam as imagens do baralho francês completamente, nesses casos as características principais das pessoas são simplesmente memorizadas.

http://www.mywingsofdesireblog.blogspot.com.br/2012/08/vier-farben-lenormand-suits-revisited.html

14) O que são as Casas (ou Posições Casa), e eu tenho que usá-las?
! Se você dispões as cartas seguindo o padrão do Grand Tableau (GT) com as cartas na sua sequência natural numérica (1-Cavaleiro na primeira posição, 2-Trevo, na segunda posição, a … 36-Cruz-na última posição), então essas cartas emprestam significados para as “posições” no Grand Tableau.
Quando você embaralha e distribuí as cartas em posições aleatórias, cada posição pode misturar o seu significado com o local onde a carta embaralhada foi colocada (como posições determinadas em certas jogadas do tarô). Nem todo mundo usa essa técnica, e é geralmente
melhor deixar para depois que você aprender todos os significados das cartas​​, e se sentindo confortável para combina-las em pares.

15) Como faço para elaborar uma boa pergunta?
Para resumir algumas discussões recentes:
• Mantenha-a simples, focada e específica.
• Questões em duas partes “sim ou não” produzem respostas ambíguas, por isso, não pergunte: “Será que ele vem amanhã ou depois? ” ou ” Devo aceitar o trabalho A ou B? “Quebre estas questões em duas ou mais leituras separadas que se concentrem em cada opção: “Ele virá amanhã?” ou “O que acontecerá se aceitar o trabalho A?”
• Ajuda se limitar a perguntas num tempo específico, onde for aplicável: “Será que vou conseguir um emprego dentro das próximas duas semanas? ”
• Evite perguntas sim/não em que cartas positivas estariam indicando um resultado negativo como por exemplo: “ele tem medo…? “Ou então, ou seja claro de como você quer a resposta. Por exemplo, o Sol geralmente significa “Sim!” Por isso pode ser difícil de conciliar a resposta “Sim, ele está com medo” com uma imagem que retrata “abertura e alegria.”
• Formatos mais abertos podem incluir: “O que eu preciso saber sobre…? “Me mostre as consequências de… (plano ou ação).” “Ajude-me a entender… (a situação).” “Mostre-me/Dê-me um caminho a seguir a partir daqui.”
• Grand Tableaus são às vezes lidos sem uma pergunta específica, como uma visão geral do que está acontecendo, do momento atual, e as perspectivas para um futuro próximo (Normalmente um período de 3 a 6 meses, às vezes menos).
• Muitas pessoas querem saber o que está prestes a acontecer: “Será que vou conseguir esse emprego?”. No entanto, é sempre melhor testar seu nível de precisão plenamente antes de garantir resultados. O Lenormand é às vezes utilizado para encontrar objetos perdidos, tais como: “Onde estão meus óculos?” Algumas pessoas usam as cartas para solucionar mistérios: “O que aconteceu com…” Mais uma vez, faça testes para saber o que funciona com você.
• Perguntas de aconselhamento são padrão: “Como devo me dirigir ao meu chefe quando for pedir um aumento?” – “O que posso fazer para…?”
• Em geral, é recomendável que você não pergunte/respondera perguntas de terceiros (ou seja, espionagem ou simplesmente ser intrometido). Algumas pessoas consideram válido permitir essas questões quando as situações afetam diretamente o consulente e suas decisões, especialmente se a segurança e bem-estar está envolvido.
• Alguns leitores evitam reformular ou recusar perguntas como: “O que ele sente sobre mim? “ou” Quando é que ele vai voltar?”
• É considerado antiético e, em alguns casos, ilegal, responder a perguntas que requerem experiência profissional para o qual você não está qualificado como as áreas:jurídica, médica, financeira, aconselhamento psicológico, etc.

16) O que devo fazer quando eu obtiver cartas ruins nas minhas leituras diárias?
O nível de significado e gravidade das cartas é relativo às circunstâncias. Elas podem ser lidas num efeito incrementando de 1-10.
Dimensione uma carta para o nível adequado ao lê-la no contexto da sua pergunta. Ratos podem indicar infestação, por exemplo, mas poderia igualmente significar uma mordida de inseto! Sua pergunta geralmente sugere o nível em que a leitura da carta será feita.

17) Posso usar o Petit Lenormand e o Tarot juntos e, se sim, como fazê-lo?
Não existem regras para isso. Aqui estão algumas possibilidades:
• Faça uma leitura menor do Lenormand (3 cartas ou o jogo 3×3, por exemplo) e depois faça uma leitura de Tarot logo acima dessa jogada como uma possível confirmação ou uma dimensão psico-espiritual da primeira leitura (ou ao contrário). Ou, misture os significados das cartas Lenormand e do Tarot adjacentes.
• Projete uma jogada com posições em que algumas serão preenchidas por cartas Lenormand e outras por cartas do Tarot.
• Faça jogadas inteiramente separadas sobre o mesmo assunto, uma para o Tarot e outra para o Lenormand. Compare-as.

18) Algumas dicas:
• a pronúncia de Lenormand mais adequada é “Leh Nor-Mân”, com uma leve tensão na última sílaba, dita na parte frente da boca no estilo francês.
• Existem muitos sistemas de sincronismo do simples para o complexo. O mais simples é um layout dividido em Passado, presente e futuro ou fazer uma pergunta delimitada pelo tempo. Outros métodos, incluindo indicadores de tempo por cartas, costumam seguir o método que você está usando.
• Da mesma forma, existem cartas com significados especiais para descrever uma pessoa, para locais e para as questões de saúde (ver considerações éticas no item # 15). Por exemplo, 8-Caixão pode indicar um objeto está em uma caixa ou armário. Mais uma vez, estes
dependem, em certa medida, do método que você está usando.
Associações de tempo nas cartas: http://www.facebook.com/groups/LenormandCardStudy/doc/414812518553657
Cartas de Pessoas no Lenormand http://www.facebook.com/groups/LenormandCardStudy/doc/360684040633172
Associações de Saúde em diferentes escolas http://www.facebook.com/groups/LenormandCardStudy/doc/455052554529653
19) Para onde vou a partir daqui?
Há muita informação na seção Arquivos do Grupo de Estudos das Cartas Lenormand. Pelo menos quatro novos livros em Inglês sobre o Petit Lenormand serão lançados em 2013; procure-os.
★ Se você não tem um baralho ainda e não pode esperar para obter um, em seguida, pegue um baralho comum (quanto menor, melhor). Retire as cartas do 2 até o 5. Encontrar uma lista de cartões Lenormand que mostra as cartas correspondentes. Escreva o nome e número de cada carta Lenormand na carta de baralho apropriada. Opcional: faça um esboço da imagem em cada carta.

★ Comece o seu caderno de anotações próprio sobre o Lenormand, usando uma ou duas páginas para cada carta. A partir dos recursos nos arquivos, selecione os que parecem ser os mais abrangentes: 2-3 substantivos e 2 adjetivos para cada uma. Inicie uma lista de combinações de cartas que você achar útil, mas não caia no hábito de pensar que estes são significados estabelecidos ou fixos.
★ faça leituras diárias de três ou cinco cartas usando apenas as palavras-chave para criar combinações.
★ Participe nas sessões de treino no Grupo de Estudos. Especialmente “Lennie Blends” (em primeiro lugar). Pratique as jogadas com o seu próprio baralho e tente suas próprias interpretações antes de ler os comentários dos demais.
★ Baeado nas suas próprias jogadas diárias, bem como em livros e sites, modifique sua lista de palavras-chave e comece a determinar qual carta funciona melhor como carta de “trabalho” principal e que mais parece com “mãe” ou “pai”, etc. Confira outros siginificados de outras escolas.
★ Faça um curso on-line, um livro com exercícios ou séries de webinarios (seminários na web).
★ Faça uma leitura de 9-cartas (3×3) para responder uma pergunta específica para alguém e depois um Grand Tableau. Depois de ter feito elas, depois de ter ido tão longe quanto puder por seus próprios meios, publique-as no Grupo de Estudo, juntamente com as suas próprias percepções e peça ajuda específica sobre onde ficou preso ou confuso. Acompanhe o que estiver realmente acontecendo e depois dê um retorno.
★ Analise os FAQs e arquivos, e em seguida, faça perguntas no Grupo de Estudos sobre qualquer coisa que você não consegue entender.
★ continue acrescentando a suas técnicas, incluindo muitas não mencionadas neste conjunto de perguntas frequentes (FAQs). Eventualmente, você vai querer memorizar o número das cartas, que ajuda a memorizar as Posições das Casas. Experiências com espelhamento, cavalaria, técnicas de tempo, Posições das Casas, etc.

ATENÇÃO: ESTE FAQ será atualizado à medida em que surgirem novas perguntas e respostas a elas, liberadas pela autora.

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=525