Os Estados da Alma – O Espaço Espiritual da Alma

Autor/Fonte: Rav Jaim D. Zukerwar (http://www.halel.org)

Tradução: Frater Goya (Anderson Rosa)

 

As 4 Índoles do Desejo

Há quatro índoles gerais do desejo de receber, as quais nos indicam 4 formas de recepção da Luz Infinita.

Estas constituem quatro graus de manifestação do desejo de receber em cada um dos mundos: Atzilút, Briá, Ietzirá, Asiá.

Ditas índoles gerais se manifestam, por sua vez, em cada um dos quatro mundos em diferentes formas, sendo sua denominação no estrato material do Olam Asiá/Mundo da Ação: mineral, vegetal, animal e humano-falante. A quarta índole do ratzón lekabel, o homem, é o propósito central da Criação. Dita índole não se manifesta de uma só vez, ativando-se, desenvolvendo-se, gerando-se nas 3 índoles que a antecedem. Surge a partir delas gradualmente, até completar sua forma na quarta índole.

O relato da Criação no livro Bereshit/Gênesis nos assinala, assim mesmo, que o homem é a última criatura a manifestar-se no processo criativo. Toda a Criação está a serviço do homem e no homem está toda a Criação. Como está escrito no livro do Zohar: “O que está acima é igual ao que está abaixo, e o homem é a síntese de todas as coisas”. Nos desenvolvimentos espirituais, assim como no âmbito material, o último a manifestar-se é o objetivo, sendo este, paradoxalmente, o primeiro que surge no pensamento.

O objetivo do arquiteto é construir uma casa. O primeiro que faz é a fundação, e depois, gradualmente, tudo irá tomando sua verdadeira forma até que finalmente, vemos a casa. As 4 índoles do ratzón lekabel/ desejo de receber no extrato material do olam Asiá,mundo da Ação de acordo com os ensinamentos do Rab Ashlag em sua “Introdução ao Livro do Zohar”.

1.Reino mineral: primera índole do ratzón lekabel. É o princípio da revelação do ratzón lekabel neste mundo material. Nestas índoles há uma potencialidade de mínima de movimento e massiva, posto que não se percebe movimento individual. O grau de ratzón lekabel no reino material é ínfimo já que controla a totalidade de uma só vez. Como ser: planetas, astros, etc., e não se percebe seu controle sobre as particularidades: pedras, montanhas, etc.
2.Reino vegetal: É a segunda índole do ratzón lekabel na qual se manifesta o domínio de todos os detalhes de si mesmo, já que cada indivíduo possui movimento próprio até a luz. Também se distingue no reino vegetal a capacidade de absorver alimento e expulsar os resíduos. Diferente do reino mineral, no reino vegetal cada indivíduo pode atuar de forma particular, ainda que esteja limitado a si mesmo.

3.Reino animal: A terceira índole do ratzón lekabel é imensamente superior, já que gera em cada indivíduo sentido independente de si. No reino animal cada indivíduo pode também relacionar-se com seu semelhante, mas sua consciência sobre o sofrimento ou a alegria do outro não possui discernimento prévio. Toda reação diante do outro é meramente instintiva e está baseada no que recebe ou pode deixar de receber.

4.Reino humano – falante: O homem é a medida final e completa do ratzón lekabel já que tem sentido completo do outro. O homem possui um sentido tão desenvolvido de seu semelhante que pode chegar a sentir que lhe falta tudo que este tem, até encher-se de inveja para viver a realidade do seu próximo. Quando tem cem, quer duzentos, e assim sua cobiça pode expandir-se ao mundo inteiro. A diferença do desejo de receber entre o reino humando e o reino animal é tal, nos explica o Rab Ashlag, que num único ser humano pode haver um desejo de receber maior que o existente em todo o reino animal. A potencialidade do homem é poderosa a tal ponto, que quando transforma se desejo de receber em desejo de dar, pode beneficiar toda a humanidade.

4 índoles gerais da manifestação do desejo de reciber / ratzón lekabel no mundo da ação / Olam Asia
Nos planos materiais No plano do desenvolvimento espiritual do homem
MINERAL NEFESH
Não possui movimento próprio. Recepção completamente passiva. Responde somente a estímulos externos. Domínio do desejo de receber egoísta. Característica geral do homem até os 13 anos.
VEGETAL RUAJ
Tem consciência de que recebe. Movimento limitado a si mesmo. O movimento representa a medida de sua “independência”. Prática de atos de bem, mitzvót, com intenção e consciências parciais.
ANIMAL NESHAMA
Sentido de si. Pode receber por vontade própria mas não pode dar a partir de sua livre vontade. Não possui sentido com respeito a seu próximo senão através do seu desejo de receber. Realização de atos positivos com intenção. Percepção exterior da realidade. Refinamento de si a nível intelectual-humano.
HUMANO – FALANTE JAIA
Sentido do próximo e do Kadósh Barúj Hú.
Dono do livre arbítrio: a) O mal, receber apenas para si; b) O bem, receber para compartilhar.
Compreensão profunda das mitzvót e da Torá em seu nível espiritual.

Todos os graus da vontade de receber coexistem dentro do homem e até que o homem consiga supera-los, o escravizam e impedem que todos os seus esforços tenham frutos verdadeiros.

Como expressou o rei Salomão, o mais Sábio dos homens: “O olho não se satisfaz em ver, nem o ouvido se enche de ouvir. O que foi é o que será, e o que foi feito é o que se fará. E não há nada de novo sob o sol”. Eclesiastes 1: 8, 9

 

O conceito sob o sol se refere ao desejo de receber egoísta/ ratzón lekabel. Contrariamente, por sobre o sol está o pleno, o desejo de dar e beneficiar/ ratzón lehashpía que é infinito como a Luz Infinita que dá sem limite.

 

O trabalho espiritual consiste em canalizar todos os graus inferiores da vontade e do desejo até o bem coletivo e a identificação com os graus superiores da vontade e a consciência, transformando assim o desejo humano em Vontade Espiritual-Superior. A Vontade Espiritual inclui todos os graus anteriores da vontade e o desejo em equilíbrio. A Vontade Espiritual aproxima o homem da Luz Infinita buscando o benefício para toda a Criação. Todas as mizvót estão destinadas a depurar a vontade do homem até unifica-la com a Luz. Dessa forma, todos os desejos se fundem em Uma e Única Vontade.

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=199