A Estrutura Incorpórea – O Espaço Espiritual da Alma I

Autor/Fonte: Rav Jaim D. Zukerwar (http://www.halel.org)

Tradução: Frater Goya (Anderson Rosa)

 

            «A vontade e o prazer estão acima do pensamento, a emoção e os instintos, sendo eles a força motora que move aos homens. »

O Néfesh, o Ruja e a Neshamá são somente três aspectos gerais da totalidade da realidade, de acordo com a tradição da Kabalá. O Néfesh contém, por sua vez, diferentes aspectos, já que os instintos possuem também sua parte emocional e mental.

O mesmo sucede-se com o Rúaj  e a Neshamá.O “mapa espiritual da realidade” representa uma das formas através da qual a Kabalá nos transmite os diferentes aspectos que conformam ao homem e à Criação. Devemos entender que a realidade e a vida são dinámicas e estão acima de esquemas e termos. O Estudo preliminar da Kabalá se baseia no conhecimento do significado da terminología para concordar posteriormente com a dita realidade.

Da mesma forma que um músico lê uma partitura, ou um cientista decifra uma fórmula, assim também o iniciado interpreta o sentido correto dos textos quando conhece o significado completo de cada um dos termos da linguagem da Kabalá.

Néfesh, Rúaj e Neshamá, são  os aspectos da alma que estão dentro do âmbito do tempo e do espaço, já que os instintos, as emoções e os pensamentos se sucedem temporal e espacialmente.

Há outros aspectos da alma, em hebraico Jaiá e Iejidá, os quais estão acima da influência do tempo e do espaço, e se relacionam com os aspectos mais interiores da alma como são o desejo, a vontade e o prazer.

A vontade e o prazer estão acima do pensamento, a emoção e os instintos, sendo eles a força motora que move aos homens. O pensamento, discerne entre os diferentes aspectos da nossa vontade, para lograr apreender o completo, a plenitude que se expande desde a Essência do Criador/Atzmút.

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=191