O Ritual de Abramelin se origina na práxis do Sar Torá e nos Hasidei Ashkenazi?

Autor: Dr Justin Sledge – Esotérico Channel
Tradução: Frater Goya (Anderson Rosa)

Fonte: Does the Abramelin Ritual originate in the Sar Torah praxis & the Hasidei Ashkenaz?

Talvez um dos mais singulares, espirituais, fascinantes, cativantes, e atléticos rituais ocultos do período contemporâneo é o Ritual da Magia Sagrada de Abramelin, que ficou famoso por Aleister Crowley e também tema de um fantástico filme contemporâneo uma canção sombria (Dark Song) o Ritual da Magia Sagrada de Abramelin é tão famoso, francamente, quanto é muito mal compreendido. Eu fiz um episódio inteiro sobre o próprio Abramelin, mas apenas ensaiar um pouco para que você consiga ter alguma familiaridade, e pode ser encontrado no terceiro livro de Abramelin em detalhes, num cerimonial elaborado de 18 meses cuja operação que envolve um progressivo ciclo intensivo de oração e unção com o famoso óleo de Abramelin, jejum e abstinência pela qual alguém eventualmente recebe comunhão com aquilo que o texto refere-se como o Santo Anjo Guardião.
Este é um componente central integrado para por exemplo, a religião de Thelema. É claro que esta operação é marcada pela sua novamente atletismo ritual é algo como uma maratona mística, mas também é marcada por quão poucos adornos da magia cerimonial tradicional estão presentes aqui. Não encontramos círculos mágicos, sigilos… Na realidade, é dito que Pantáculos e similares, que todas essas coisas que geralmente são associadas com magia, são apenas ferramentas do diabo. E são usadas para comprar nossas almas, sem longos encantamentos e linguagens sobrenaturais que possam ser encontrados por exemplo, enquanto estas instruções podem ser altamente específicas, há também um alto grau de limitações de liberdade exigido no texto, por exemplo, o extremo isolamento que às vezes as pessoas associam a ele, não são encontrados nas versões originais do texto. Por exemplo, o melhor momento do ano para iniciar o ritual é apenas depois do pessach, mas você pode realmente começar a qualquer momento do ano. A abstinência e o jejum são necessários em horários específicos e em outros é mais relaxado.
A cerimônia pode ser realizada em ambientes fechados, mas pode até ser feita também ao ar livre e você pode até continuar com a maioria dos afazeres do dia-a-dia, e na maioria dos momentos do ritual. É claro existem alguns aspectos bem específicos da composição, como o óleo de unção e o incenso a ser usado. A limpeza da sala ritual e as direções para onde as janelas devem estar voltadas para etc. Mas todas essas coisas, ao serem consideradas tendo a reputação de ser terrivelmente difícil, não sei, me parece texto negociado em termos de sua realização ritual.
Uma vez esclarecido esses pontos, pretendo focar quero focar em um mistério ainda pendente que paira sobre este ritual; um dos mistérios pendentes é: quais são as origens do Abramelin? O texto nos dá poucas pistas, mas nos oferece uma ótima história. Mas quem sabe se isso é verdade e caso contrário, apenas sabemos que emerge do mundo medieval, especificamente da Magia Judaica Alemã e até mesmo isso, como eu disse, bastante obscuras. Neste episódio, quero sugerir que o ritual pode ter suas origens na prática do Sar Torá da Magia Clássica Judaica tardia.
Agora preciso esclarecer que farei neste ensaio uma dose saudável de especulação. Você sabe que neste canal (Esoterica) eu faço o máximo para limitar essa especulação pessoal. Esse não é um canal onde eu gosto de especular, é um canal onde eu gosto de focar nas fontes de estudos disponíveis, mas eu acho que este é um assunto onde se simplesmente não há muitas fontes de estudos disponíveis, e dado esse fato, quero nomeá-lo como especulação. Acho que é uma especulação embasada, mas é especulação. Então você pode ver tudo que tenho a dizer com bastante cautela, mas se você estiver interessado no que eu tenho a dizer, fique por aqui, seja bem-vindo ao cantinho da especulação. Talvez antes de continuar seja interessante você conferir o meu episódio sobre a prática do Sar Torah antes de seguir adiante nesse, tudo depende do que você sabe sobre este tema.
Mas meu argumento básico, é que o melhor candidato para as origens do Ritual de Abramelin é a prática do Sar Torá que foi combinada com o Misticismo da Merkabá em algum momento do séc. I d.C. e sua absorção nos Círculos Ocultos dos Ashkenazi na Alemanha no séc.XIII. Por que eu penso assim? Eu creio que a homologia estrutural da práxis ritual de ambos são similares o suficiente para sugerir algum grau de relacionamento genético entre elas, embora seja relativamente contínuo e remoto. Especificamente, eu sugeriria que o Ritual de Abramelin possivelmente seja uma extensão do Sar Torá, pois desenvolveu-se de forma remota ou uma renovação por atacado daquela prática que de outra forma estaria extinta há muito tempo. Estou inclinado para esse lado na verdade. Enquanto ambos são bastante diferentes nos detalhes, eu diria que as homologias estruturais subjacentes são francamente supreendentemente similares.
Especificamente, ambos os rituais incluem um grau significativo de isolamento ou de retiro para otimizar o ritual em uma sala isolada ou sótão na literatura de Sar Torá e um oratório especial no Ritual de Abramelin. Ambos os rituais são conduzidos de maneira ideal durante um período muito específico do calendário judaico, começando em Elul e passando pelo Yamin na literatura de Sar Torá e seguindo de Pessach para Sucot no Ritual de Abramelin, ambos são muito preocupados com concepções judaicas de pureza ritual envolvendo ciclos repetidos de imersão (Mikvá), embora novamente de forma menos significativa no Ritual de Abramelin do que na literatura de Sar Torá que é possitivamente obsessiva. Ambos os rituais estão preocupados com a pureza sexual, porém, novamente, enquanto o Ritual de Abramelin deixe alguma margem para sexo conjugal, a prática do Sar Torá exige abstinência estrita durante o período de todo o ritual, toda a invocação do Sar Torá.
Ambos os rituais fazem uso de orações muito específicas e invocações, e exigem períodos de estudo, algo que você não vê em outras formas de magia. Há mais estudo no Ritual de Abramelin, no que na prática do Sar Torá, embora esta exija o estudo do misterioso Sar Torá Midrash que não sabemos o que é, e, claro, todo o objetivo dessa Praxis é a rápida aquisição de conhecimento e expansão de memória para que sejam todos sobre penetrar nos livros que são tipicamente judeus. Também vale a pena mencionar o que está claramente faltando em ambas Praxis. Há uma menção geral, há uma ausência geral como mencionei anteriormente, de símbolos mágicos círculos etc. O tipo de coisa que você esperaria ver em Magia Salomônica que você simplesmente não vê nestas práticas. Está faltando o que de outra forma é onipresente na praxis do mundo mágico da época. A homologia mais marcante aqui é que ambos culminam na convocação de um poderoso Anjo, sendo ele quem fornece algum tipo de Revelação ao praticante. Claro que a natureza dessa Revelação é significativamente diferente entre o da Sar Torá e o do Ritual de Abramelin. Um parece ser uma espécie de download impessoal de vastas quantidades de conhecimento da Torá esotérica e exotérica para a literatura de Sar Torá e o outro um conhecimento mais pessoal e uma conversa de alguém com o Sagrado Anjo Guardião no caso do Ritual de Abramelin.
Estas duas práticas mágicas são bastante únicas a esse respeito. Agora, enquanto outras técnicas mágicas permitem a obtenção de conhecimentos específicos, muitas vezes através da captura de demônios em um espelho ou em um círculo mágico ou algo similar, e então torturá-los até que eles lhe digam o que você quer saber, ambos estão unidos numa invocação angélica específica, principalmente através do estudo do ascetismo, da pureza ritual e oração, que o anjo legou a você, ao invés da necessidade de torturar alguns pobres demônios.
É claro, outra técnica mágica adjacente que deveria ser mencionada neste ponto, é a praxis da Ars Notória, pela qual o conhecimento rápido das artes liberais junto com uma melhoria geral na ampliação da perspicácia intelectual de alguém também são ampliadas através do uso da contemplação de várias “notas”, estes são sinais mágicos que permitem compreender as artes liberais muito rapidamente, mas em textos posteriores pelo menos, esses são frequentemente usado com ajuda angelical, enquanto essas praxis mágicas compartilham essas profundas estruturas, há uma tendência geral da praxis da Sar Torá de ser um pouco mais relaxada em seus requisitos, comparativamente com o Ritual de Abramelin ou a Ars Notoria, em geral para reduzir as exigências extremas de pureza ritual, talvez no interesse de apenas torná-los possíveis ou acessíveis a todos.
Então se a praxis da Sar Torá é uma possível candidata ao que se tornaria o Ritual de Abramelin, e talvez até a Ars Notoria, Abramelin e talvez até a Ars Notoria, embora eu ache menos provável, que seja o ponto de entrada no contexto europeu. Acho que a única possibilidade real aqui e isso realmente aumenta a possibilidade de conexão, diz o Sar Torá escreveu no verso da capa da literatura de Merkaba conforme entrou em na Ryland da Alemanha do século XIII, através dos judeus Ashkenazi. É na Alemanha que temos certeza que muitos dos textos da literatura de Merkava sobreviviam numa tradição escrita e uma tradição mística, à medida em que foram incorporados às práticas desta seita Ashkenazi ou apenas alguns poucos. Não temos como avaliar se era um grande grupo ou não, ninguém realmente sabe o quão grande este grupo foi, pois mencionei que a praxis da Sar Torá só sobreviveu como uma espécie de manuscrito clandestino da Merkabá, enquanto os editores recentes do texto do Ritual de Abramelin vinculam-no ao Maharil do século XIV, francamente, uma identificação que nunca fez sentido para mim, dado o que nós sabemos sobre ele historicamente. Foi tipo um palpite chato.
Acho que se pressionamos isso um pouco mais para trás no tempo, um século ou mais (séc.XII e XIII), entramos no
mundo do pietismo alemão, os Hassidei Ashkenazi, isso se encaixa muito melhor para a magia, quero dizer, este é o mundo de alguém como Eleazar de Worms** e seu intenso interesse pela magia e textos da Merkabá e o texto do Golem que ele escreveu, o principal comentário no Sefer Ietzirá de como fazer a criação de um Golem, agora não sou eu quem está dizendo isso, que o Ritual de Abramelin fluiu da caneta de Eleazar de Worms, não, mas sim dizer que é precisamente no círculo do ashkenaz que temos o texto da Sar Torá na Europa pela primeira vez, em um grupo de pessoas ativamente interessadas na prática da Magia Judaica,
totalmente diferente do Maharil séculos mais tarde significa principalmente escrever respostas e comentários do Talmud em um Contexto alemão que, como vimos, é aí que se diz que o texto tem suas próprias origens, isso não quer dizer que existe uma linha reta da Praxis do Sar Torá para o Ritual de Abramelin. Este claramente não é o caso comprovadamente. Eles claramente nem são o mesmo ritual num nível superficial, mas novamente, há homologias estruturais profundas suficientes, pelo menos na minha opinião, para sugerir alguma conexão que seja especialmente saliente, dado o que está acontecendo com os Hassidei Ashkenazi aproximadamente na mesma época e região em que o Ritual de Abramelin concebe suas próprias origens. Por que não retroceder um pouco o relógio, colocando-o entre eles, aquele que melhor se encaixa? Novamente, chamei esse momento de cantinho da especulação, porque a evidência aqui é muito fraca, é muito fraca e admito com prazer que aquilo que estou dizendo que não é muito, mas não é nada, acho que isso faz muito mais sentido do que argumentos anteriores de que era o Maharil ou apenas é um mistério que nunca saberemos. Agora fiquei interessado em aprofundar isso um pouco mais no futuro, quando eu tiver algum tempo de realmente mergulhar na pesquisa, mas neste ponto eu só queria ressaltar em uma versão mais detalhada dos comentários que eu fiz por alto ao longo de alguns anos que venho fazendo episódios sobre o Ritual de Abramelin e de Sar Torá em episódios em aqui no canal. Isso pode ser e eu acho que é um bom candidato às origens do Ritual de Abramelin e a Praxis do Sar Torá.
Agora mesmo que eu esteja certo, que fazem da Praxis do Sar Torá a versão o original e autêntica do Ritual de Abramelin, isso não vai invalidar de forma alguma as profundas experiências espirituais que as pessoas tem ao passar por essa experiência, pelas dificuldades específicas do Ritual de Abramelin. Significa apenas que temos outra peça para colocar no intrincado quebra-cabeças que é a história da magia cerimonial ocidental, e isso sempre deve servir para nos empoderar, nos capacitar, de acadêmicos a praticantes, todos num caminho de uma compreensão mais completa, uma apreciação mais completa do empreendimento daquela rica história mágica que disse: eu faço o meu é melhor tentando limitar o quanto eu especulo neste canal, mas espero que estes pensamentos sejam úteis e interessantes, dado quão popular e importante e espiritualmente central é para a prática de muitas pessoas que o Ritual de Abramelin é. Quero ter certeza de honrar as práticas mágicas das pessoas, dando, eu não sei, uma pequena contribuição, uma pequena peça desse quebra-cabeças de onde isso possa ter se originado e acho que perseguir uma relação entre a Praxis do Sar Torá e o Ritual de Abramelin pode de fato se provar frutífero e talvez até esclarecedor. É isso, um cantinho de especulação, mas novamente eu espero que você aceite pelo que vale a pena. Obrigado por nos acompanhar até aqui no canal Esotérico.

* Elul é um acrônimo de “Ani Ledodi Vedodi Li”(Eu estou para o meu Amado e meu Amado está para mim). Elul é visto como um tempo de um indivíduo buscar em seu coração em preparação para o Dia do Julgamento que está por vir, o Rosh Hashaná, e o Dia do Perdão, o Yom Kipur. Yamin, Os 10 dias de penitência (Aseret Yemei Teshuva), e que termina com a data do Yom Kipur.

** Eleazar de Worms (c. 1176–1238), ou Eleazar ben Judah ben Kalonymus.

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1752