Divindades e Hierarquias Enochianas

Por: GERALD E BETTY SCHUELER Fonte: https://www.llewellyn.com/encyclopedia/article/21

Tradução: Frater Goya

A Magia Enoquiana nega a existência de uma Divindade absoluta e pessoal, ou Deus. Em vez disso, a visão enoquiana de Deus concorda com o ensinamento budista de uma pluralidade de divindades, sem nenhuma suprema. A palavra “supremo” implica um fim além do qual não podemos ir; A “Física Enoquiana” não aceita tais limitações. A existência é infinita e ilimitada. Não há limites para isso e, portanto, não pode haver um ser supremo. No entanto, existem governantes inteligentes de cada mundo, cada planeta, cada sol e assim por diante. A Magia Enochiana estabelece os governantes para cada uma das quatro Torres de Vigia da seguinte forma:

ORO-IBAH-AOZPI – Ar – Leste (Oriens)

MPH-ARSL-GAIOL – Água – Oeste (Occidens)

MOR-DIAL-HCTGA – Terra – Sul (Meridies)

OIP-TEAA-PDOCE – Fogo – Norte (Septentriones)

Esses nomes são chamados de Nomes Sagrados de Deus, onde “Deus” é o governante de nosso universo (supremo apenas em um sentido relativo). Na Magia Enoquiana, um deus só é supremo com referência a um Universo ou Mundo. Outros deuses são supremos em outros mundos e universos. Isso é resultado da Lei das Hierarquias, que afirma que desde os reinos mais elevados do espírito até os níveis mais baixos da matéria, tudo entre eles é composto por uma hoste de Deuses, Mônadas ou átomos de vida, dispostos numa miríade de hierarquias.

De acordo com o Modelo da Mônada Enoquiana, cada entidade ou “centelha divina” entra nos Planos Cósmicos de Manifestação como um átomo de vida inconsciente. Átomos de vida evoluem lentamente para Mônadas autoconscientes, e estas evoluem lentamente para Deuses à medida que sofrem uma evolução nos planos cósmicos. Portanto, a única diferença real entre um átomo de vida, um ser humano e um deus é a evolução no tempo. A essência monádica de cada um é idêntica. Um átomo de vida pode ser definido como um Deus imaturo. Um Deus pode ser definido como um átomo de vida altamente evoluído. O chefe de uma hierarquia é chamado de Hierarca. Somos a Hierarca de nosso corpo se considerarmos nosso corpo como uma hierarquia de células e órgãos. A Magia Enoquiana vê cada Torre de Vigia como uma hierarquia. O Hierarca de cada Torre de Vigia é chamado de Rei. Os quatro Reis Enoquianos são: BATAIVAH – Ar; RAAGIOSL – Água; IKZHIKAL – Terra; e EDLPRNAA – Fogo.

Cada Torre de Vigia é dividida em seis sub hierarquias. O Hierarca de cada um deles é chamado de Sênior. Cada Torre de Vigia também é dividida em quatro sub quadrantes, cujos Hierarcas são chamados de Arcanjos. Estes são ainda divididos em hierarquias menores, cujos governantes são chamados de Anjos. Desta forma, todo o universo, visível e invisível, está repleto de seres em vários estados de autoconsciência.

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1447