Guia Geral e da Purificação da Alma

Originalmente, esse texto, que descreve a postura do Magista em relação aos elementos, era distribuído pela Golden Dawn, tendo sido escrito por McGregor Mathers, um de seus fundadores. Crowley, anos mais tarde, utiliza-se do mesmo texto com pequenas alterações, relançando-o como Liber Librae.

Por McGregor Mathers
Trad. Fr. Goya

Aprende primeiro, ó Adepto de nossa Hermética e Antiga Ordem, que o verdadeiro equilíbrio é a base da Alma. Se tu próprio não tiveres uma firme fundação, em que te firmarás para dirigir as Forças da Natureza? Saiba, então, que, como o Homem nasce neste mundo entre a escuridão da Natureza e o embate de forças antagônicas, assim teu primeiro esforço deve ser procurar a Luz através da sua reconciliação.

Portanto, tu, que tens provações e dificuldades nesta vida, alegra-te nelas, porque nelas existe força, e por meio deles abre-se um Caminho para aquela Divina Luz.

Como poderia ser de outro modo, Ó homem, cuja vida é apenas um dia na Eternidade, uma gota no Oceano do Tempo? Como poderias purgar tua alma das escórias da Terra, se tuas provações não fossem tantas?
É novidade que a vida Espiritual se baseia em perigos e dificuldades? Não foi assim com os Sábios e Hierofantes do Passado? Foram perseguidos, torturados e atormentados pelos homens, mas com isso suas Glórias foram aumentadas. Regozija-te, portanto, ó Iniciado, pois quanto maiores tuas provações, maior será o teu Triunfo. Já não foi dito pelo Mestre “Bendito sejas” quando os homens te ultrajarem e falarem falsidades? Entretanto, Ó Adepto, não permitas que tuas Vitórias te tragam Vaidade, pois com o aumento do Conhecimento deve vir aumento de Sabedoria. Aquele que sabe pouco pensa saber muito, porém aquele que sabe muito compreendeu sua própria ignorância. Conheces um homem Sábio que seja presunçoso? Há mais esperança para um idiota que para ele.

Não te apresses em condenar a falta alheia. Como poderias saber se tu no lugar dele resistirias às tentações? E, ainda que assim fosse, por que desprezar aquele que é mais fraco do que tu? Estejas certo disto: que na maledicência e na convicção da própria bondade reside pecado. Perdoa portanto o pecador, mas não encorajes o pecado. O Mestre não condenou a adúltera, mas não a encorajou a cometer o erro. Certifica-te, portanto, tu, que desejas poderes mágicos, que tua Alma é firme e constante, pois é bajulando tua fraqueza que o mal ganhará poder sobre ti. Sê humilde perante Teu Deus, mas não temas nem homem nem espírito.

Temer é fracassar e é o precursor do fracasso. Assim, não temas os Espíritos, mas sejas firme e cortês com eles, pois não tens o direito de despreza-los e nem de repreende-los, pois isso conduz para o pecado. Comanda e exorciza os Demônios.

Amaldiçoa-os pelos Grandes Nomes de Deus, se assim for necessário, mas não zombes e nem os ultraje, pois se o fizeres seguramente cairás em erro. O homem é aquilo que ele faz de si mesmo, dentro dos limites fixados pelo destino que herdou; ele é parte da humanidade. Suas ações afetam não somente a si próprio, mas também àqueles em contato com ele, para o bem ou para o mal.

Nem adores nem deprecie teu corpo físico, que é tua temporária conexão temporal com o mundo externo e material. Que teu equilíbrio mental esteja acima das perturbações causadas por sucessos materiais. Restringe as paixões animais e alimenta as aspirações superiores: as emoções são purificadas pelo sofrimento. Faze o bem por amor ao bem, sem esperar por recompensas, nem gratidão ou simpatias.

Se tu fores verdadeiramente generoso, que teus ouvidos não desejem demasiado as bajulações de gratidão. Lembra-te que força desequilibrada é o mal, que severidade desequilibrada nada mais é que crueldade e opressão, mas que também Misericórdia desequilibrada é fraqueza que atrairá o mal.

A Verdadeira Oração é tanto ação como palavra: é Vontade. Os Deuses não farão mais para um homem o que seus Próprios Poderes podem fazer por si, se ele cultiva Vontade e Sabedoria. Lembre-se que esta Terra nada mais é que um átomo no Universo, e que tu mesmo nada mais és que um átomo sobre ela. E mesmo se te tornares um Deus desta Terra, que te arrastas e te humilhas, ainda assim continuarias sendo um átomo entre muitos outros. Ainda assim, professa o máximo autorespeito, e a este fim não peques contra ti mesmo. O pecado imperdoável consiste em rechassar aquilo que sabes pleno de vontade e verdade espiritual. Mas todo o pecado deixa suas marcas.

Para obteres Poderes Mágicos, aprende a controlar o pensamento. Admite somente idéias verdadeiras que estejam em harmonia com o fim desejado, e não permita qualquer idéia vaga e contraditória que se apresente. O pensamento fixo é um meio para um fim; portanto, observa com atenção ao poder do pensamento silencioso e a meditação. O ato material nada mais é que a expressão externa do pensamento, por isso foi dito que o pensamento desorientado é pecado. O pensamento é o início da ação; e se um pensamento acidental pode produzir tal efeito, o que não poderá fazer o pensamento dirigido? Portanto, como já foi dito, estabelece-te firmemente no equilíbrio das forças, no centro da Cruz dos Elementos, aquela Cruz de cujo Centro a Palavra Criativa foi pronunciada na aurora do nascimento do Universo.

Como é dito no Grau do Theoricus: “Sê pronto e ativo como os Silfos, mas evita frivolidade e capricho. Sê forte e enérgico como as Salamandras, mas evita irritabilidade e ferocidade. Sê flexível e atento às imagens como as Ondinas, mas evita ociosidade e inconstância. Sê laborioso e paciente como os Gnomos, mas evita grosseria e avareza”. Assim, desenvolverás gradualmente os poderes da tua Alma e estarás apto a comandar os espíritos dos elementos.

Pois se invocas os Gnomos para satisfazeres tua avareza, não mais os estarás comandando, mas eles o comandarão. Serias capaz de abusar das puras criaturas da Criação de Deus para encheres teus cofres e satisfazeres teus desejos por Ouro? Abusarias das criaturas do Fogo Vivo para servirem tua cólera e ódio? Violarias a pureza das Almas das Águas para excitar tua luxúria e libertinagem?
Forçarias os Espíritos da Brisa da tarde para ministrar tua tolice e capricho? Sabe que com tais desejos tu atrairás o mal e não o bem, e que este mal terá poder sobre ti.

Na Verdadeira Religião, não existe sectarismo. Portanto, cuida-te, para que não blasfemes o nome pelo qual teu Irmão reconhece Deus; pois se assim o fizeres contra Júpiter, tu blasfemarás contra IHVH, e também contra Osíris, e também contra YEHESHUAH.

“Pede e te será dado.
Procura e acharás.
Bate e te será aberto.”

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=88