Aula 02 – A ESTRUTURA DO TAROT P.2

Por: Fr. Goya (Anderson Rosa)

Como vimos na última aula, o Tarot possui várias correspondências, e entre elas, talvez as duas mais importantes sejam as Qabalísticas e as Astrológicas.

 

Das Qabalísticas, podemos estruturar o Tarot da seguinte forma:

 

Como aprendemos pelo item a) da aula passada, os arcanos maiores correspondem a:

 

“a.1) Relação com o Alfabeto Hebraico – As cartas estão separadas em 3 conjuntos, contendo 3, 7 e 12 letras. Cuja Soma = 22.

3 Letras Mães (os 3 elementos Ar, Fogo e Água);7 Letras Duplas (os 7 planetas de Sol a Saturno); 12 Letras Simples (os 12 signos do Zodíaco). Como acabamos de demonstrar, podemos perceber ainda a relação astrológica por trás da correspondência Hebraica.”

 

Logo, vamos esticar um pouco esse conceito, da seguinte forma:

 

Os Arcanos Menores (aqueles, que são enumerados de 1 a 10), junto com a Realeza (Rei, Rainha, etc.) correspondem na qabalah, às Sephiroth ou sefirot. Sefirah quer dizer emanação, Sefiroth é o plural de sefirah.

 

Na Árvore da Vida, temos 10 Sefirot que estão ligadas entre si por 22 caminhos, que são os Arcanos Maiores.

 

Podemos dizer para efeitos de estudo do Tarot, que as Sefirot são objetivos a serem atingidos, ou estágios do Ser. E que, os caminhos que ligam uma sefirah à outra, representam os meios que podemos usar para atingir esses objetivos. Se formos observar atentamente, veremos que algumas sefirot tem mais de um caminho entrando/saindo de si. Isso alude ao fato de que podemos atingir determinados objetivos usando vários meios, e que não há um único caminho para tudo.

 

Além disso, podemos observar também, que se os Arcanos Maiores são os caminhos para os objetivos, podemos também concluir que se os Arcanos Menores são os objetivos e nossa vida cotidiana, os Maiores, por outro lado, representam nossos processos internos.

 

Juntando o que acabo de dizer com a Árvore, podemos então concluir que para cada coisa que fazemos em nossa vida, existem processos internos, psicológicos, que nos levam a tomar determinadas conclusões e a realizar determinados atos.

 

Logo, o estudo do Tarot aplicado à Árvore da Vida, é nada mais nada menos, do que a mecânica do Ser, envolvendo aspectos internos e externos e nossa relação com o mundo.

 

Se aplicarmos a teoria mágica nesse mesmo princípio, a qabalah é em princípio, uma teoria para explicar o universo e sua dinâmica. E o Tarot é o modelo dessa dinâmica em ação.

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=331