A História do Rosacrucianismo

Por Frater G:.O:.Y:.A:.
“Faça de Sua Evolução a Evolução do Seu Mundo.”

Em 3 de março 1623, surgiram em Paris cartazes estranhos com estranhos dizeres que diziam mais ou menos assim:

“Nós, delegados da Irmandade da Rosacruz, fazemos uma estada visível e invisível nesta cidade, pela graça do Altíssimo em direção ao qual se dirige o coração dos justos. Nós mostramos e ensinamos sem livros ou sinais, falamos todas as formas de linguagem nos países onde moramos, a fim de libertar os homens, nossos semelhantes, do erro e da morte.”

Muitos consideraram isso uma brincadeira, mas Serge Hutin escreveu: “Atribuía-se aos rosacruzes os seguintes segredos: a transmutação dos metais, o prolongamento da vida, o conhecimento do que se passa em locais distantes, a aplicação da ciência oculta na descoberta daquilo que está escondido e oculto.” Mais do que uma fraternidade regularmente constituída ou agremiação, o Rosacrucianismo é uma corrente de pensamento. Muitos homens de várias épocas e até de hoje em dia podem ser considerados rosacruzes sem participar de nenhuma organização estabelecida ou reconhecida como tipicamente rosacruz.

Através dos séculos que se seguiram, várias organizações assumiram para si mesmas o título de ROSACRUZ. Isso não passa de erro e engano, pois rosacruz não designa uma organização mas uma corrente de pensamento. Um homem torna-se um rosacruz por sua postura diante do mundo e não pelos livros que lê ou pela religião que professa. Os verdadeiros rosacruzes de outrora foram homens que mudaram seu tempo e avançaram no conhecimento humano. Apesar de Ter características principalmente intelectuais, o rosacrucianismo é prático, pois conhecimento sem prática ou aplicação, torna-se uma coisa vã e tola. Através de documentos como “Fama Fraternitatis”, “Confessio Fraternitatis” e as “Bodas Alquímicas de Christian Rosencreutz” criou-se o mito da escola rosacruz. Tais documentos descreviam uma nova realidade, ainda hoje utópica, e que inspiraram muitas das escolas que ainda hoje existem sob a égide rosacruz.

Principalmente no século passado floresceram muitas organizações ditas rosacruzes, onde podemos citar: A Ordem Kabalística da Rosacruz, Societas Rosacruciana in Anglia, L’Ordre du Graal et de la Rose-Croix Catholique e a Hermetic Order of the Golden Dawn ou Ordem Hermética da Aurora Dourada. A Ordem Hermética da Aurora Dourada foi uma organização cuja influência no desenvolvimento do Ocultismo desde seu renascimento no quarto final do século XIX, foi muito maior do que a maioria das pessoas pode chegar a suspeitar. Resta pouca ou nenhuma dúvida que a Aurora Dourada é, ou melhor foi, até bem pouco tempo, a única depositária do conhecimento mágico, a única ordem oculta de autêntico valor que o Ocidente conheceu em nossa época. Um bom número de outras organizações Ocultas devem o pouco conhecimento mágico que possuem a infiltrações da própria Ordem e de alguns membros renegados. Os membros da Aurora Dourada eram recrutados dentre todas as classes sociais e incluíam representantes tanto das profissões dignas, como das artes e ciências, para não mencionar os ramos do comércio e dos filósofos. Havia médicos, psicólogos, clérigos, artistas e filósofos. E homens e mulheres comuns, humildes e desconhecidos, vindos de cada um dos caminhos da vida, receberam inspiração de sua fonte de sabedoria; e indubitavelmente, muitos reconheceriam e admitiriam com satisfação a enorme dívida que com a Ordem contraíram através de seus ensinamentos. A Ordem Hermética da Aurora Dourada como organização preferiu seguir o exemplo de seu misterioso pai (o mitológico Christian Rosencreutz), e sempre ocultou-se atrás de uma roupagem de impenetrável mistério. Seus ensinamentos e seus métodos de instrução foram guardados com graves penas ligadas aos mais terríveis votos de modo a manter este segredo seguro. E tão bem foram estes votos cumpridos, com uma ou duas exceções, que o grande público não sabe aproximadamente nada sobre a Ordem Hermética da Aurora Dourada, seus ensinamentos ou a natureza e quantia de seus afiliados. Após o ano de 1900, a Ordem Hermética da Aurora Dourada deixou de existir na sua forma original, sendo dividida em diversos seguimentos, a saber: A Ordem de São Rafael, a Stella Matutina, Alpha-Omega, A Luz Interior, Builders of the Adytum.

Mais tarde, a Ordem Hermética da Aurora Dourada retorna de seu silêncio em diversas Lojas espalhadas pelo mundo enviando seus ensinamentos místicos aos Adeptos Associados. Paralelamente a estas Lojas Místicas, surgem as Lojas Mágicas, que praticam o Ritual Original da Aurora Dourada conforme foi ensinado através dos Chefes Superiores e entre essas Lojas Mágicas, encontra-se o Círculo Iniciático de Hermes. Nas Lojas Místicas faz-se apenas o aprendizado do místico, apenas o domínio do intelectual; e nas Lojas Mágicas, do aprendizado Mágico, vindo o estudante assim a dominar e a moldar a sua própria realidade, conforme os ensinamentos de Hermes.

Em 1993, através de contatos com Adeptos das Lojas Mágicas de outros países, chegaram às mãos do atual Imperator do Círculo Iniciático de Hermes, Frater Goya, documentos contendo os rituais, ensinamentos e práticas utilizados nas Lojas Mágicas da Aurora Dourada. Inicialmente, os poucos membros foram se reunindo num Círculo Mágico, dando origem por fim, em 5 de março de 1997, ao Círculo Iniciático de Hermes. Ao conhecimento original da Aurora Dourada, foram inseridos elementos de Hermetismo e de Magia Thelêmica, de forma que o Círculo Iniciático de Hermes possui atualmente como base de seus ensinamentos o que de melhor de produziu nos últimos 300 anos no Ocultismo Ocidental.

A linhagem rosacruz atravessou os séculos e persistirá ainda por muito tempo. Através de nosso trabalho diário, manteremos a chama do mais puro rosacrucianismo acesa dentro de cada Frater e Soror que comunga de nossos objetivos e ações. Sempre que de alguma forma, o rosacrucianismo foi ameaçado de extinção, ele deixou a vista dos homens comuns, para surgir em seguida em outro local, com forças renovadas. A derrocada de muitas supostas organizações verdadeiramente rosacruzes em todo o mundo, demonstra com propriedade essa afirmação.

Não diremos se somos ou não uma fraternidade de rosacruzes. Criar bandeiras é muito fácil, mas fazer delas parte de sua conduta é muito difícil. Como dissemos acima o rosacrucianismo é uma linha de pensamento e não uma organização. O que verdadeiramente buscamos é inspiração em nossos irmãos do passado e do presente para desenvolver uma conduta rosacruz, e não uma organização rosacruz, pois o pensamento não pode ser aprisionado por regras e estatutos. O rosacrucianismo torna-se, por essa característica essencial, a forma mais sublime de manifestação do espírito humano. Muito trabalho ainda deve ser feito. Através dos estudos de nossos Fratres e Sorores estamos ampliando ainda mais as fronteiras do Ocultismo. Tudo já está criado, mas ainda falta muito a ser descoberto. O Véu que oculta a verdadeira face da deusa Ísis se torna mais transparente a cada momento que passa.

O Círculo Iniciático de Hermes não possui mensalidade instituída, e cada membro contribui de acordo com as definições que lhe serão participadas quando for de direito. O Círculo Iniciático de Hermes não visa nenhum tipo de lucro que não seja o de engrandecer e praticar a Grande Obra, permitir a seus membros meios de atingir um nível melhor de humanização, e ensinar e praticar o respeito ao Criador. Não é uma Religião ou Seita, mas um grupo de estudiosos e praticantes da Ciência de Hermes.

“Como um prelúdio ao que sucederá mais adiante, haverá agora uma reforma geral, tanto de coisas divinas como humanas, conforme desejamos, e outros esperam. Pois, é natural que, antes do nascer do Sol, surja a AURORA, ou alguma claridade, ou divina luz, no Céu; e, entretanto, alguns, que darão seus nomes, se reunirão para aumentar o número e o respeito de nossa FRATERNIDADE, dando feliz e tão desejado começo aos nossos Cânones Filosóficos, para nós prescritos pelo nosso irmão R.C., participando então dos nossos tesouros (que nunca se esgotam ou corrompem), com toda humildade, e amor que os alivie do labor e das misérias deste mundo, de modo que não caminhem tão cegamente no conhecimento das maravilhosas obras de Deus.” – FAMA FRATERNITATIS (1614).

Principais datas da História dos Rosacruzes

1378 Fundação da Confraria da Rosacruz, por Christian Rosencreutz
1507 Restabelecimento da Ordem à Paris para a Fundação do “Sodalitium” de Agrippa 1541 Morte de Paracelso, Monarca Secretorum, Reorganizador da Ordem
1559 Barnaud começa seus esforços para reunir os alquimistas disseminados à Rosa-Cruz
1570 Ressurgimento da Associação dos Irmãos Magos, sob o nome de “Irmandade da Rosa-Cruz de Ouro”
1591 Visita de Barnaud aos Países Baixos para fundar um centro Rosacruz
1592 Fundação nos Países Baixos da R.C. Societas por Isaacus Hollandus
1601 Apelo de Barnaud aos Mestres do Hermetismo para tornar conhecida sua arte à Henrique VI e ao Príncipe Maurice 1604 Restabelecimento da Confraria da Rosa-Cruz na Alemanha
1605 Morte de H. Kunrath, autor de Amphiteatrum Sapientiae
1606 Reunião da Confraria com a “Militia Crucifera Evangelica”
1614-1615 Dispersão dos manifestos Rosacruzes Fama e Confessio Fraternitatis, sob a direção de Andreae
1615 Fundação do Capítulo R.C. de Cassel por Maurice
1614-1616 Visita de Michel Maier à Fludd na Inglaterra
1619 Publicação de Turris Babel de Andreae, ridicularizando a Fama
1620 Influência exercida em certa época da Rosa-Cruz sobre a Maçonaria para a instituição de uma seção especulativa Cooperação de Sir Francis Bacon, que é considerado um Chefe da Rosa-Cruz Inglesa.
1622 Manifestação da atividade dos centros Rosacruzes nos Países Baixos, em Amsterdã, em Warmond e em Haya, onde eles se encontraram com o Príncipe Frederic-Henry, em seu palácio
1623 Nova permanência dos Rosacruzes em Paris
1624 Morte de Boehme, que escreveu textos filosóficos sobre os sistemas dos Rosacruzes
1625 Condenação dos Rosacruzes pela Faculdade de Teologia de Leyde
1628 Condenação de Torrentius e Coppens em Harlem
1644 Morte de J.B. Van Helmont, que se esforçou em cessar a divisão entre a Rosa-Cruz Mística e a Rosa-Cruz Naturalista
1645 Fundação, em Londres do 1º Colégio Invisível da Rosa-Cruz pelos naturalistas, sob a direção de Boyle, com a colaboração de Locke e Sir Wren, reconhecido em
1662 por Charles II como “Sociedade Real”
1650 Morte de Descartes que passou por iniciado Rosa-Cruz
1666 Estabelecimento das regras da Rosa-Cruz de Ouro
1671 Morte de Comenius, ascendente espiritual da Franco-Maçonaria moderna
1710 Publicação por Sincerus Renatus das Regras da Rosa-Cruz de Ouro
1716 Morte de Leibniz, secretário de uma declaração de associação Rosa-Cruz em Nuremberg
1747 Fundação em Arras, do “Capítulo Primordial da Rosa-Cruz Jacobita”, que serviu de modelo ao Grau de Rosa-Cruz na Maçonaria Escocesa
1750 Introdução do Grau Rosa-Cruz na Franco-Maçonaria Holandesa
1757 Estabelecimento da nova Ordem da Rosa-Cruz de Ouro na Alemanha
1782 Iniciação do Príncipe-Herdeiro Frederic-Guillaume, o futuro rei Frederico II, como Rosa-Cruz em Berlim
1784 Morte do Conde de Saint-Germain, chefe dos Rosacruzes franceses
1787 Introdução do Grau de Rosa-Cruz Teórico na Franco-Maçonaria Russa
1788 Fundação em Amsterdã, do Capítulo “David et Jonathan, et Jésus-Christ” e “Credentes vivent ab illo”
1803 Construção do Capítulo suprêmo dos Graus elevados em Haye
1804 Fundação em Paris do “Rito Escocês Antigo e Aceito” em 33 Graus, na qual o Grau Rosa-Cruz é representado como 18º
1865 Fundação da “Societas Rosicruciana in Anglia”
1873 Morte de Sir Bulwer Lytton, Grande Patrono do Metropolitan College
1874 Morte do Ocultista Francês Eliphas Levi, iniciado na Rosa-Cruz em Frankfurt
1879 Fundação da “Societas Rosicruciana in U.S.A.”
1888 Fundação em Keighley da “Hermetic Order of The Golden Dawn” Fundação em Paris por Stanislas de Guaita da “Ordem Kabalística da Rosa-Cruz” Conferência Internacional dos Rosacruzes-Franco-Maçons em Bruxelas
1890 Fundação em Paris por Sar Péladan da “Ordem du Graal e da Rosa-Cruz Católica”
1898 Aleister Crowley é iniciado na Hermetic Order of Golden Dawn.
1900 Fundação das Escolas Alemãs da Rosa-Cruz sob a direção do Dr. Steiner
1907 Fundação da A:.A:. (Astrum Argentum).
1909 Fundação por Max Heindel, da “Fraternidade Rosacruz” em Seattle Fundação em Londres de uma Associação Rosa-Cruz “Equinox Group”, editando um órgão do mesmo nome
1912 Fundação em Londres por Mme. Besant, Mme. Russak e H. Wedgwood da “Ordem do Templo da Rosa-Cruz”. Crowley é convidado por Theodore Reuss, a chefiar a seção inglesa da O.T.O.
1915 Fundação em Nova Iorque, por Spencer Lewis, da “American Rosae Crucis Society”
1919 Morte do Dr. W. J. Westcott, Supremus Magus da “Societas Rosicruciana in Anglia”
1921-1922 Os ideais rosacruzes são propagados pelos membros da Antiga Ordem dos Rosacruzes na revista Licht en Waarheid e Eenheid na Holanda, e tardiamente fundam a Lotus Blaelter na Alemanha
1925 Crowley torna-se Chefe Internacional da O.T.O.
1939 Morte de H. Spencer Lewis. Seu filho, Ralph M. Lewis, assume como Imperator da AMORC
1987 Morre Ralph M. Lewis. Gary L. Stewart assume como Imperator da AMORC
1990 Boatos de desvio de fundos da AMORC fazem com que Gary L. Stewart seja afastado da AMORC, porém, mantendo seu cargo de Imperator.
1993 Sai a decisão da Justiça Americana a favor de G.L.Stewart, que deixa a AMORC e une-se a um grupo chamado ARC (Antiga Rosa-Cruz), hoje conhecida como CR+C (Confraternidade Rosae + Crucis) Em Curitiba, o grupo de iniciados reúne-se para a primeira iniciação do Círculo Iniciático de Hermes.
1997 Iniciam-se as atividades do Círculo Iniciático de Hermes como entidade formal, e ocorre a Segunda Iniciação do C:.I:.H:., junto com a definição dos Oficiais que formarão o Supremo Conselho. É fundado o Templo Temenos.

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=300