A cura do corpo e da alma – parte 27

Compromisso de Buscar o Bem

Como já foi explicado, um sistema imunológico sadio é aquele que está sempre atento ao bem-estar do corpo. A sefirá espiritual que se relaciona ao sistema imunológico é hod. Hod significa “reconhecer” – reconhecer o que é verdadeiro e o que é bom. Na Chassidut, isso é entendido como sendo o poder da alma de se comprometer a buscar uma vida de verdade e bondade.

Compromisso de Buscar o Bem

Como já foi explicado, um sistema imunológico sadio é aquele que está sempre atento ao bem-estar do corpo. A sefirá espiritual que se relaciona ao sistema imunológico é hod. Hod significa “reconhecer” – reconhecer o que é verdadeiro e o que é bom. Na Chassidut, isso é entendido como sendo o poder da alma de se comprometer a buscar uma vida de verdade e bondade.

O comprometimento com um ideal implica reconhecer aquilo que transcende a esfera normal do entendimento da pessoa; um verdadeiro ideal não é aquele formado e desenvolvido na mente racional, mas sim um que reflita o mais profundo senso intuitivo da alma quanto ao que, em última análise, é verdadeiro e bom. Hod controla o supremo ideal em comprometimento a dedicar a própria vida à sua realização.

Porém aqui, mais que a respeito de qualquer outra sefirá – simplesmente porque hod relaciona-se com o transcendente, embora indefinido reino da alma e da realidade – jaz o perigo da interpretação errada, neste caso, da interpretação incorreta do verdadeiro ideal. Em vez de se comprometer a servir a D’us e dedicar a própria vida ao Seu Divino plano para a criação, a pessoa pode cair a ponto de se comprometer com o outro lado…

No que tange ao corpo, vemos no Livro de Daniel um versículo que descreve a incapacidade do corpo para reconhecer adequadamente o que é (verdadeiro e bom) “eu” e “não-eu”:

Minha agradável aparência [hodi] foi horrivelmente alterada.

A palavra usada para “agradável aparência” é hodi, literalmente, “meu hod”. Quando hod é escrito de trás para diante, temos a palavras davá, que significa “estar doente” ou “enfermo”. A Cabalá explica que a qualidade de hod durante uma época de exílio (um estado disfuncional onde desaparecem as condições normais e a confusão se instala) é a qualidade da doença, de davá.

Na frase “separação de sua enfermidade” [nidat devotá], davá (aqui: “enfermidade”) refere-se ao estado de doença inerente ao ciclo menstrual feminino, como foi mencionado acima. Tudo isso aponta para a relação entre hod e a realidade feminina, nas palavras do Zôhar: “ela está em hod” – como será explicado mais tarde.

O sistema imunológico é assim entendido como sendo de natureza feminina, um sistema fisiológico que – metaforicamente, como uma mulher – reconhece sua alma gêmea ideal e lealmente se compromete a preencher seu propósito de vida, ou então alguém que se extravia, é desleal para com sua alma gêmea, incapaz de reconhecê-la como o lado complementar de seu verdadeiro ser, sem o qual não consegue atingir a plenitude.

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