A cura do corpo e da alma – parte 26

Doença: O Portal para a melhoria da saúde

Nossos Sábios ensinam que antes da época do Profeta Elisha, ninguém se recuperava de uma doença mortal. Através do poder da prece, Elisha foi o primeiro homem a se recobrar de uma moléstia grave, e assim ele abriu o caminho para que todos se recuperassem.

Doença: O Portal para a melhoria da saúde

Nossos Sábios ensinam que antes da época do Profeta Elisha, ninguém se recuperava de uma doença mortal. Através do poder da prece, Elisha foi o primeiro homem a se recobrar de uma moléstia grave, e assim ele abriu o caminho para que todos se recuperassem. Mais tarde, o Rei Chezekiyá – cujo nome significa “força Divina” – estava à morte (pela palavra do Profeta Yeshayáhu), rezou a D’us das profundezas de seu coração, e conseguiu anular o decreto profético. Ele recebeu o mérito de ter mais quinze anos acrescentados a sua vida.

Depois do pecado do bezerro de ouro – o pecado protótipo do povo judeu, equivalente ao pecado primordial de Adão e Eva – Moshê implorou a D’us para que Ele perdoasse o pecado (a palavra em hebraico para “perdão”, mechal, é cognata de “doença”, chal), que Ele curasse o espírito enfermo do povo.

E Moshê suplicou [vayechal] a D’us, seu D’us, e disse:
Por que, ó D’us, Tu diriges Tua ira contra Teu povo..

Aqui, a palavra “suplicou”, um sinônimo para prece, é cognata da palavra para “doença”. Nossos Sábios depreendem dessa equivalência etimológica que Moshê rezou tão fervorosamente para que D’us perdoasse o pecado do povo que tornou-se fisicamente enfermo, com febre. Disso podemos deduzir que na própria doença está a habilidade inerente de passar pela auto-transformação, da doença ao bem-estar, e tudo isso pelo poder da prece.

Em conclusão, assim como a doença pode servir para transformar a fraqueza em força, assim também ela transforma a amargura em doçura.

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=267