A Estrutura Incorpórea – Espiritual ou Material?

Autor/Fonte: Rav Jaim D. Zukerwar (http://www.halel.org)

Tradução: Frater Goya (Anderson Rosa)

«Espiritual é tudo aquilo que não é afetado ou modificado nem pelo espaço nem pelo tempo. Não depende de estados emocionais ou do que pensemos acerca dele. É a causa que gera todo o mundo material.»

O Rabino Iehudá Halevi Ashlag, Sábio Kabalista que viveu em Jerusalém até meados do século XX, no começo do seu comentário ao “Etz Jaim” (“Árvore das Vidas”, de Itzaják Luria Ashkenazi conhecido como o Ariz’al, século XVI) nos salienta que:

 

“Devemos recordar que toda a Sabedoria da Kabalá está baseada em extratos espirituais que não requerem nem espaço nem tempo, e nenhuma falta ou mudança os governam nem afetam”.

“A ausência, como a mudança, somente atua sobre os estados materiais, sendo ali onde reside toda a dificuldade para os principiantes. Estes tomam amiúde ditos conceitos em sua expressão material dentro dos domínios do tempo e do espaço, os quais foram utilizados por seus autores somente como referências palpáveis de suas raízes superiores”.

Talmúd Eser haSefirót, Or Pnimí Capítulo I  

Para compreender o que o Rabino Ashlag nos explica temos que ubiquar-nos sobre o plano físico e transladarmo-nos a conceitos tais como, por exemplo, a alegria e a tristeza. A alegria e a tristeza se manifestam no mundo emocional do homem e não ocupam um lugar físico.

Quando alguém está alegre e em seguida, por determinada circunstância entristece, não significa que a alegria deixou de existir, senão que esse homem perdeu momentaneamente sua capacidade de estar alegre. Mas se os estímulos que geram a alegria retornam, desaparecerá a tristeza e a alegria ocupará seu lugar.


As emoções não ocupam um lugar físico, senão que abarcam o mundo emocional do homem sendo geralmente sua influência mais poderosa que a realidade material. A emoção e o pensamento são poderosos instrumentos através dos quais o homem se conecta com a realidade. Ainda que não devamos esquecer que são tão somente meios para lograr materializar nossa vontade e desejo. A vontade e o desejo são a força interior que movem o homem, mas… Qual é o objetivo que motiva essa poderosa força? A vontade altruísta de ajudar e beneficiar o próximo e a sociedade ou, ao contrário, o desejo pessoal, egoísta.

Neste ponto encontra-se a diferença entre o espiritual e o material. Espiritual é a vontade altruísta de beneficiar ao próximo e material é o desejo pessoal, egoísta. (citação do livro: “ Maamarei Shamáti ” , pág. 107, do Rabino Kabalista Barúj Shalom Ashlag).

Por isso nos ensinam nossos Mestres que é fundamental aprender a linguagem, a terminologia e os objetivos da Kabalá de um verdadeiro iniciado nessa Sabedoria. Deste modo, evitamos interpretar ditos termos fora do contexto da Tora e a Kabalá, a qual desemboca em sincretismos, pseudo-espiritualidade e misticismo.

Kabalá é o estudo de ordem de causas e efeitos espirituais que se geram a partir da causa primeira, o Infinito / Ein-Sof.

Espiritual é tudo aquilo que não é afetado ou modificado nem pelo espaço nem pelo tempo. Não depende de estados emocionais ou do que pensamos acerca dele. É a causa que gera todo o mundo material.

Explicação: no plano físico há leis que regem a matéria, como a gravidade. Observamos que cada vez que um objeto entra no âmbito de dita força é atraído inexoravelmente por ela, até que outra força a contraponha.

A atividade da força da gravidade não depende do que acreditamos ou pensamos ou sentimos, senão que é objetiva e tem seus próprios códigos. Quem quer relacionar-se com ela positivamente deverá conhecer seus parâmetros e somente após poderá usa-la em benefício próprio. A essência da força de gravidade se encontra acima do mundo material já que não depende da vontade dos homens. Como no caso da gravidade, a essência do mundo físico tem sua raiz no plano espiritual.

As leis espirituais atuam em todos os planos: físicos, emocionais e mentais, mas somente percebemos suas conseqüências quando nos relacionamos com a realidade conscientemente (como no exemplo anterior sobre a lei da gravidade). Contrariamente, quando o homem se relaciona com a realidade inconscientemente, sem conhecimento das leis que regem a vida, é como uma criança que não tem consciência das conseqüências de seus atos.

É importante definir precisamente a área na qual se aborda este estudo. Do contrário poderíamos perder-nos num labirinto de idéias afastadas aos objetivos da Kabalá. O objetivo deste estudo é educar a vontade e o desejo do homem até o bem coletivo, que é a meta da Tora:

Es importante definir precisamente el área a la cual se aboca este estudio. De lo contrario podríamos perdernos en un laberinto de ideas ajenas a los objetivos de la Kabalá. El objetivo de este estudio es educar a la voluntad y al deseo del hombre hacia el bien colectivo, que es la meta de la Torá:

“Amarás a teu próximo como a ti mesmo”.

A única mudança possível que podemos alcançar na vida é a atitude interior, o que desejamos em nosso coração. O “melhor” sistema sócio-político-econômico está destinado a falhar se o homem é egoísta. Por outro lado, quando mudamos interiormente buscando o bem coletivo, o “pior” dos sistemas exteriores vai funcionar. As verdadeiras mudanças e batalhas se desenvolvem em nosso interior. Para isso o homem deve conhecer-se e conhecer as leis que regem todos os planos da realidade. Então, tomará gradualmente consciência de sua raiz e objetivo, unificando-se com todos os homens e com o Kadósh Barúj Hú.

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