Uma declaração fiel a Deus Todo-Poderoso: para registro perpétuo desse tema, no ano de 1582

Tradução e Notas: Frater Goya (Anderson Rosa)

Ó Deus Todo-Poderoso, tu sabes, e és meu diretor, e testemunhas aqui, Que desde a minha juventude, desejei e orei a ti por sabedoria pura e natural e a compreensão de algumas das tuas verdades naturais e artificiais: de modo que tua sabedoria, bondade e poder concedidos na estrutura da palavra possam ser trazidos, em alguma medida generosa sob o Talento de minha capacidade, para tua honra e glória e benefício de teus servos, meus irmãos e irmãs, em e por teu Cristo, nosso Salvador.

E por muitos anos, em muitos lugares, longe e perto, em muitos livros e diversas línguas, eu procurei e estudei; e com vários homens confiáveis, e com meu próprio discurso elaborado, por meio do qual encontrar ou obter alguma possibilidade, vislumbre, ou brilho de tais as verdades radicais ditas: Mas, (para ser breve), depois de todo o meu esforço abandonado, não consegui encontrar outro caminho para alcançar tal sabedoria verdadeira, a não ser por teu dom extraordinário: e por nenhuma doutrina de escola vulgar, ou invenção humana. E, visto que, eu li em teus livros e registros, como Enoque desfrutou de teu favor e conversa, como Moisés lhe era familiar: E tudo isso para Abraão, Isaac e Jacó, Josué, Gideão, Esdras, Daniel, Tobias e diversos outros, teus bons Anjos foram enviados, por tua disposição, para instruí-los, informá-los, ajudá-los, mesmo em assuntos mundanos e domésticos, como às vezes para satisfazer seus desejos, dotes e questões de Teus Segredos.

E, além disso, considerando a pedra de vidência, que os altos sacerdotes usaram, por Tua própria ordem: onde eles tinham luzes e Julgamentos em suas grandes dúvidas: e considerando tudo de modo que Tu (ó Deus) não recusaste instruir teus profetas, (ditos Videntes) para dar respostas verdadeiras às pessoas comuns sobre questões econômicas, como Samuel+, para Saul++ procurando as mulas de seu pai que haviam-se extraviado: e de outras coisas, previsões verdadeiras vulgares, pelas quais dar crédito a seus assuntos mais complexos: E pensando comigo mesmo, a falta de tua sabedoria; para mim, para ser de mais importância, então o valor de um jumento ou dois, poderia ser para Cis, (Saul, seu pai): E lembrando-se de que bom conselho o teu Apóstolo Tiago deu, dizendo: Si quis autem vestrûm indiget sapientia, postulet a Deo, etc. [Mas se alguém precisar de sua sabedoria, ele pedirá a Deus, etc.].

E que Salomão, o sábio, o fez, mesmo imediatamente por si mesmo, atento à sua maravilhosa sabedoria. Portanto, vendo que eu estava suficientemente seguro e convencido que esta sabedoria não poderia ser obtida pela mão do homem ou pelo poder humano, mas somente através da medição (de Deus) E tendo sempre um grande consideração e cuidado para evitar o abuso sórdido tais como voluntária e conscientemente, invocar e consultar (de diversos formas) criaturas espirituais do tipo maldito: anjos das trevas, falsificadores e patronos de mentiras e inverdades; de várias maneiras: às vezes apelando ao, Mittas lucem tuam et veritatem tuam, que me ducant &c, sometymes Recte Sapere et Intelligere doceto me, Nam sapientia tua totum est quod volo: &c, sometymes, Da verbum tuum in ore meo, et sapientiam tuam in corde meo fige &c. [ Envie sua luz e sua verdade, para que possam me guiar, etc., ensina-me a conhecer e entender corretamente, pois sua sabedoria é tudo o que almejo: etc, etc., coloque tua palavra em minha boca e fixe tua sabedoria em meu coração, etc.].

E tendo percebido por algumas pequenas experiências com duas pessoas diversas, que tiveram um cuidado especial em me dar tua luz e verdade, através de teus santos e verdadeiros ministros Angelicais e Espirituais: e finalmente, ouvindo de, (um mestre de Artes e um pregador confesso da Tua Palavra) considerado um bom profeta e vidente de aparições espirituais, num receptáculo cristalino, ou ao ar livre, por sua prática adquirida: e confiando em enquadrá-lo, por minhas orações sinceras e fiéis ao (meu Deus) por alguma ajuda em meus estudos anteriores: mostre-me, como (ó pai celestial) mais desejado por Tua providência insondável, envie-me algum homem apto ou meios de encontrá-lo. Após experimentá-lo e usá-lo, descobri grande diversidade entre sua maneira particular e intenção prática, e minha oração pura, sincera, devota e fiel ao Único. E, portanto, frequentemente e fervorosamente eu o exortei para o bem; e repreendi tanto a ele quanto a seus ministros, não com pouco perigo para mim, mas que (de maneira incomum) ergueste Tua Santa tenda em minha defesa e consolo, no conflito mais terrível: como melhor conheces ó Deus, e eu desejei que ele pregasse tuas misericórdias, e a veracidade do profeta real seu testemunho, Castra metatur Angelus Domini, in Circuitu timentium eum. [O Anjo do Senhor se reúne no acampamento, ao redor daqueles que o temem].

E de Roger Bacon seu livro escrito De mirabili potestate Artis et Naturæ [Sobre o Maravilhoso Poder da Magia e da Natureza], (onde ele escreve contra os perversos invocadores do Diabo) eu anotei para ele esta frase, Facilius (sine comparatione) a +++Deo impetrandum foret, vel a bonis spiritibus, quicquid homini utile reputare etc. [Seria mais fácil (sem comparação) obter de Deus, ou de bons espíritos, tudo o que for considerado útil ao homem, etc.].

Cujo conselho meu ele prometeu seguir, como testemunha de arte, ó nosso Deus Verdadeiro e Todo-Poderoso. E como tuas boas criaturas espirituais nunca se deleitaram com o homem, também não me deram suas respostas ou informações de maneira tão brincalhona e presunçosa através dele, para que ele pudesse perceber a essência de tudo. Por fim, ele estava muito relutante em ser repreendido por suas maldades e ser impedido de entender os mistérios da Tua verdade; que eram as únicas coisas que eu desejava, pela Tua graça, ó nosso Deus misericordioso.

Roger Bacon, Filósofo Franciscano De mirabili potestate Artis et Naturæ [Sobre o Maravilhoso Poder da Magia e da Natureza]


Por isso, tanto para um Memorial que atenda às premissas, como para a melhor garantia de forma similar meus exercícios sejam considerados, a seguir: (deixando tudo para Tuas infinitas misericórdias e insondável providência), eu pensei que não era impertinente, anotar, ainda neste local, uma das últimas Ações, que tive com o pregador supracitado:

Quando fiz uma petição sincera e fiel ao (ó Deus verdadeiro e Todo-Poderoso) para enviar, para meu conforto e erudição, (se fosse tua bendita vontade), Teu santo e poderoso Anjo Annael: a quem todas as Hierarquias celestiais oram intensamente, em honra e agradecimento, que sejam entregues à Tua divina majestade: agora e sempre e no mundo sem fim. Amém. Amém. Amém.

+ 1Samuel 8

++ 1Samuel 9:3-20

+++ Numquid non est Deus in Israel, ut eatis ad consulendum Beelzebub, deum Accaron? [Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?] – 2 Reis 1:3

Roger Bacon, (Ilchester, Somerset, 1214 — Oxford, 1294), foi Franciscano, químico, físico, matemático, filósofo, teólogo e astrólogo inglês, nascido em Ilchester, Somerset, um dos mais talentosos pensadores britânicos, pioneiro da busca do conhecimento pela prática experimental e também conhecido como o Doctor Mirabilis (Admirável Doutor). Corrigiu o Calendário Juliano, aperfeiçoou diversos instrumentos de ótica, descreveu a Via Láctea como um agregado de estrelas, explicou a formação do arco-íris e anteviu várias invenções modernas, como a máquina a vapor, o telescópio, o microscópio, o aeroplano etc.

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1607