Essências das Letras Angelicais

Por: Patricia Shaffer
Tradução: Frater Goya

O seguinte texto foi tirado das postagens da Sra. Shaffer para a lista eletrônica de discussão Enoquiana. Optei por editar consideravelmente o estilo “conversacional” das postagens da lista, visando a brevidade e também para evitar questões de autorização das pessoas citadas. Desta forma, posso apresentar o cerne da questão – as Essências da Carta da Sra. Shaffer, suas inserções no dicionário e sua análise da Décima Chamada, que foi destacada em parte por causa da “confusão” do Dr.Dee durante o registro da chamada.

Note que aqui “Casaubon” ou “TFR” são referências a “A True and Faithfull Relation” de Casaubon, considerado o recurso definitivo sobre Magia Enoquiana fora dos diários do Dr. Dee.

As Essências das Letras – Uma introdução
As Chamadas Angelicais são um verdadeiro tesouro de informações, e o sentido inglês é o de menos. Uma vez que as essências são compreendidas, cada palavra se torna uma frase, letra por letra. OL = Ser-Tornar-se o Primeiro, ou, livremente traduzido na voz de 1ª pessoa, “Eu fui/sou/serei o Primeiro”.

A próxima camada de significado está nas díades e tríades: tríades significativas (que começam e terminam com a mesma letra), como ROR, [o primeiro enunciado divino: não “Haja luz”, mas sim “Mova-se, torne-se diferente, modificando”], parecem-me refletir os motivos e aspectos da Divindade.

ODO, outra tríade significativa, reflete as Infinitas Possibilidades do Espírito central e dá origem a todo Ser-Devir; traduzido como ordenação da Divindade, “Torne-se todas as Infinitas Possibilidades do Ser”. Mais vagamente traduzido, lê-se, “e lá se tornou tudo o que era possível ser”; ou, no vernáculo “e assim veio a ser”.

Nota adicional: acredito que as Chamadas foram dadas como uma espécie de cartilha para a Língua Angelical; Eu acredito que eles estavam corretos conforme ditado, e que eles foram feitos para nos ensinar como tomar nossa posição apropriada no Grande Esquema Cósmico, seja lá o que isso possa significar para nós enquanto indivíduos.
Não acredito que duas pessoas entendam as Chamadas exatamente da mesma maneira: a Linguagem Angelical é flexível e nosso próprio entendimento depende tanto de nossas percepções pessoais. Penso que o desafio será para cada um de nós aplicarmos as essências e aprendermos o significado das palavras angelicais para nós mesmos.
Estas são as essências que atribuí às letras individuais. No meu entender, cada letra representa um som que é universal para a mente do ser humano e, portanto, o significado essencial ecoa em cada língua falada. As formas das letras ou glifos podem variar, mas o som é o que dá o significado. Cada uma das letras individuais reflete um som puro, mas certas combinações (por exemplo: ch, sh, ph) nos ofertam sons mistos e, assim, os significados de tais díades são sutilmente aprimorados. Falarei mais sobre isso em outro momento.
Meu sentimento, desde o início do meu trabalho, foi que se existem seres superiores que querem se comunicar conosco, então suas comunicações seriam simples e básicas. Se você realmente deseja que sua mensagem seja compreendida, você deve comunicá-la em termos que seus ouvintes possam entender.
Uma vez que as Chamadas Angelicais foram ditadas a ingleses, usando letras inglesas, e uma vez que havia glosas de pronúncia por Dee para palavras questionáveis, é minha convicção que a pronúncia geral deve ser como em inglês. Certas palavras angelicais são difíceis de pronunciar, a menos que se encontrem as pistas em outras partes do texto de Casaubon: por exemplo, eF, uR, eL. Eu não acredito que o “zod” estendido seja obrigatório para qualquer “z”, exceto onde o significado da palavra sugere um superlativo, como em MOZ, traduzido como “a alegria de Deus”.
Na língua angelical, uma letra pode representar um verbo, um substantivo ou um modificador. Um verbo pode ser qualquer voz ou tempo exigido pelo texto, que é uma das coisas mais poderosas na linguagem das Chamadas Angelicais. Os tempos passado, presente e futuro podem ser lidos com facilidade.
Abaixo listei as letras na ordem em que aparecem pela primeira vez nas Chamadas Angelicais. Você notará que existem 23 letras: eu diferencio entre ‘I’ & ‘Y’ e ‘U’ & ‘V’; no momento, por favor, confie que tenho boas razões para fazê-lo; explicarei o porquê em outro post. Alguns dos “significados” podem não ser claros à primeira vista, mas após alguma reflexão, devem ficar claros.

O Raiz do Ser-Devir: ser, devir; existência
L Raiz da Primazia: primeiro, primário, um; providência
S Raiz de Posse: ter, adquirir, reunir; juntar
N Raiz da Interioridade: interior, dentro, individualidade
F Raiz da Manifestação: manifestar, mostrar, aparecer
V Raiz das Trevas: escuro, oculto (portanto, desconhecido); reflexão
R Raiz do Movimento: mover, movimento, emoção, motivação, mudança
G Raiz da Negação: não, nenhum, nada, nem
H Raiz da Respiração: respiração, vida
I Raiz de Energia/Habilitação: energizar, habilitar, habilidade
A Raiz do Tempo: começo, começo; novo, renovar; novamente, então, quando
D Raiz de Possibilidade: possível, potencial
B Raiz da Escolha: dualidade, multiplicidade, escolha (entre várias opções)
T Raiz do Equilíbrio: equilíbrio, justiça, ajustar, julgar, equilibrar
C Raiz da Causalidade: fazer, causar, criar, porquê (motivo)
Z Raiz da divisão: dividir, separar, outro, diferente (de), parte(s) de
P Raiz do Estabelecimento: espaço, lugar, colocar, definir; aqui, ali, onde
M Raiz do Conhecimento: mente, saber, consciência, conhecimento
Q Raiz do Desejo: desejo, amor
E Raiz da Vontade: vontade, pretenção, propósito, intenção
U Raiz de Luz: luz, iluminação
X Raiz de Limitação/Diminuição: limite, reduzir, diminuir, tornar mais lento
S Raiz de Aumento: crescer, aumentar, mais, tornar mais rápido

Para encerrar esta noite, AMMA, traduzido como “amaldiçoado”, essencialmente traduzido como “O início do conhecimento é saber quando começar”. Que este início seja uma bênção para todos.

As DÍADES são blocos de construção: a aplicação direta das essências esclarecerá suas facetas. Quando duas díades compartilham uma letra, elas podem ser contraídas em uma tríade, que parece ser o radical da palavra na Língua Angelical.
A intuição deu-me pistas, mas levei os significados e implicações essenciais das tríades de volta aos sentidos na língua inglesa e tentei descobrir se o sentido em inglês “combinava” ou não, ou se a palavra era incompatível.
As palavras de 5 letras podem ser vistas como duas tríades compartilhando a letra do meio. Na tradução, vou primeiro pelas essências das letras, depois pelas díades, depois pelas tríades. Quanto maior a palavra mais significado ela tem. Assim, algo como IADOISMOMAR pode ser traduzido percorrendo as tríades compartilhadas: (iad)(ado)(doi)(ois)(smo)(mom)(oma)(mar). Os significados em camadas devem se tornar aparentes.
Parece um processo demorado, mas depois de trabalhar nisso por algum tempo, as coisas simplesmente explodem com clareza na mente. Então você começa a ver o Angélico em tudo, o que é uma verdadeira alucinação!
Um programa de díades é simples de montar, especialmente com um processador de texto. Eu uso o recurso glossário/auto-texto no MSWord para as díades, então conforme eu compreendo as tríades, as adiciono, então tudo que eu preciso fazer é digitar a díade ou a tríade, pressionar F3 e a coisa é inserida no meu documento (não consigo fazer isso com o navegador, então eu recorto e colo para a lista).
Não deveria ser uma questão sobre o procedimento para interpretá-los… todos deveriam ser capazes de interpretá-los da mesma forma: a minha premissa, você sabe, era que o idioma era simples de aprender.Todas as traduções são válidas… e quando você encontrar o significado pretendido de uma palavra de uma Chamada… “você saberá”.

Pelo que entendi, a simplicidade é a chave para a Linguagem Angelical. Os conceitos individuais são como facetas de uma gema lapidada… cada letra pode ser expressa como um substantivo, um verbo ou um modificador. A forma verbal inclui o infinitivo e todos os tempos verbais. A função específica de uma letra é determinada pelas letras ao redor de uma palavra. Não acredito que haja alguma maneira de uma palavra angelical ser mal interpretada; Acredito que todas as traduções essenciais (isto é, letra por letra pelas Essências) são válidas, e que expõem afirmações sequenciais da verdade, que, quando consideradas em conjunto, revelam todo o verdadeiro significado da palavra.
Uma única letra, sozinha, expressa seu conceito puramente, como O = Come, I = “é”, é energizado ou habilitado para ser (1.13, 10.77 [pela minha numeração]).
As construções de duas letras, díades, são como blocos de construção. CA = “portanto”, foi causado para começar, “portanto” …; TA = “como”, assim como (era então).
Os construtos de três letras são palavras compostas por uma única letra e uma díade, ou por uma contração de duas díades compartilhando uma letra entre elas. ITA = “é”, “assim como”; também (it) + (ta)= habilitado para ser balanceado exatamente como era no início. TAN = (ta): julgar ou ajustar novamente + (an): começar dentro de si mesmo; para refrescar ou renovar o Ser interior. Isso implica que no 17º Éter, o Self individual passa por algum tipo de avaliação e é renovado ou revigorado para o que quer que faça a seguir.

As tríades são as formas que mais se aproximam do sentido inglês, mas ainda não terminei o trabalho do Dicionário, e é assim que estou aprendendo a combinar os sentidos ingleses com as palavras angelicais. É demorado, e estou tão presa ao relógio quantos todos estão. A Língua se ensinará sozinha, se você permitir.

Primeiro, considere as palavras em maiúsculas como iniciando uma nova frase (admito que juntei a primeira e a segunda palavras!). Então, comece com as essências das letras individuais e trabalhe até as díades.
Oh: O=ser, tornar-se (dessa forma, Vir) + H = respiração, viver; -> Oh = Vem tu aqui (ser – tornar-se representam o aqui e o agora), através da minha respiração/hálito (palavras).
Gahire: G = negação, + A = início -> Ga = não iniciado, espírito + H -> GAH (6.1 em Inglês como “os Espíritos”); (ah) = início da respiração, inspiração; I = energizar, habilitar, + R = mover, motivar -> (ir) = habilitar mover, energizar motivos; + E = vontade, intenção ou propósito; ->(ire) = energia que motiva o propósito.
Rudna: U = luz, iluminação, assim (ru) = mover para iluminar; D = possibilidade, especificamente, as infinitas possibilidades do Espírito Santo, o terceiro membro da Divindade, parte do qual está no centro de todas as coisas vivas, o espírito que anima a alma. N = dentro, auto-centrado, > (na) = dentro a partir do início, portanto inato; -> DNA = as infinitas possibilidades do Espírito Santo interno. [Sim, isso não é um chute nos testículos! O Divino tem senso de humor…]
gephna: (ge) = não-desejado, de má vontade, sem propósito, + (ph) = falar; estabelecer [isto é, na manifestação: o (ph) soa como “f”] pela respiração, enunciado, palavra, + (na) = dentro do Eu desde o início, inato, inato ou inerente ao eu.
A tradução que mantive no meu dicionário (ainda em andamento) é um pouco diferente, mas expressa as essências de forma mais linear.
“Saia através da minha respiração. Que seu Espírito me inspire para energizá-los e motivá-los ao seu propósito. Mova-os e ilumine-os pelo Espírito Santo interno, não pela minha vontade [‘mas a sua’ está implícita] a ser estabelecida pelas palavras de dentro de mim.”
Quanto aos cognatos… essas palavras em particular não foram incluídas nas Chamadas, e GAH é o único cognato que vem à mente; mas as díades funcionam de maneira semelhante em todas as chamadas, e uma vez que você esteja disposto a aceitar que há mais nelas do que é mostrado pelo sentido em inglês. A Linguagem Angelical é absolutamente simples… muito parecida com blocos de montar infantis (Lego), com os quais você pode construir o que quer que esteja em sua mente.

[A sra. Shaffer foi questionada sobre a tríade do meio de palavras de 5 letras]
Esse é outro nível de significado a ser adicionado: a tríade do meio pode ser vista como a raiz, e a primeira e a última letras se aplicam como modificador ou resultado. Tome GOHOL… G + OHO + L: Você tem a negação (G) – aplicando-se à tríade significativa (OHO), a raiz da Respiração implicando em fala, não pronunciada, mas silenciosa, e o resultado é a união. A palavra é traduzida como “dizer”, mas implica numa comunhão silenciosa.

[A sra. Shaffer foi então questionado sobre padrões semelhantes em palavras mais longas]
Claro… uma vez que você tenha uma compreensão da construção diádica básica das tríades, e comece a sentir os significados das tríades, então as construções de três, quatro e cinco letras serão facilmente traduzidas em palavras maiores. PIRIPSOL, por exemplo… o palíndromo PIRIP + SOL. Movimento no centro do palíndromo, emitindo ondas de energia para estabelecer algo no tempo e no espaço… e o que é estabelecido? SOL = para a coleta (compartilhada) pelos seres como providência (ou como unidade). PIRIPSOL é inglês como “no brilho dos céus” … “no brilho” é claramente referido por PIRIP, e SOL é o antigo nome do sol, que brilha igualmente para todos.

-Essências de letras aplicadas a palavras individuais-

CHRISTEO (30.47, 30.68, 30.79) “haja” [comando]; (fazer/respirar/mover/habilitar/ter/equilibrar/vai/tornar-se/ter]: cf. ch, hr, CHR, (ri), I, (is), s, (st), (ist) t, ( te), (eo), (os), (eos).

Notas de pronúncia de Dee: “Chris té os.” [Acento em “te”]

ch = fazer ou causar pela respiração ou enunciado, comandar ou ordenar, + (hr) = pela respiração, som, enunciado, mover, motivar ou mudar, + (ri) = mover, mudar ou ser motivado por energia; estar emocionalmente energizado ou habilitado; mutabilidade, variedade, + I = Energia: a energia ou habilidade; tudo o que “é”; tudo o que poderia ou pode ser; todos capazes; habilitar, habilidade, + s = o quarto (número), + (is) = habilitar aqueles que reúnem, energizar ao reunir, + t = “também” ser justo, + (st) = ter equilíbrio, + (te) = vontade igualitária, + (eo) = tornar-se voluntária ou intencionalmente, com o propósito de se tornar, + os = (“12”) vir a ser, ou evoluir juntos.

Assim: Que essas palavras motivem as habilidades daqueles que estão equilibrados em seu propósito de evoluir juntos.

Nota: a interpretação Cristã óbvia seria relacionar isso com Cristo e os doze apóstolos, cujas palavras certamente mudaram o curso da vida do mundo nos últimos dois mil anos.

CORAXO (10.1) “os trovões do julgamento e da ira”; (11.6) “trovões”; [fazer/tornar/mover/começar/diminuir/tornar-se]: fazer com que ocorram inúmeras mudanças durante um período de limitações, ou por um tempo limitado. Cf. (cor), (rax), (axo); AVAVAGO, AUAUAGO, CONST; BALZIZRAS; VONPH.

Notas de pronúncia de Dee: “Co rax o.” [Acento em “ráx”]

co = fazer ou fazer com que se torne, + ou = colocar-se em movimento, diferenciar, alternar, ->(cor) tornar-se diferente, diferenciar, numerar ou contar, + (ra) = amanhecer, renovação, um novo começo, + (ax) = iniciar limitações, um tempo de limitação, por um tempo que é limitado, -> (rax) = movimento para iniciar limitações; alterações por tempo limitado;um tempo de limitação; + (xo) = limitar o devir, talvez, evoluir lentamente; limitações por vir, -> (axo) = um tempo de limitação por vir.

Observe a semelhança fonética entre “trovões” e “números”: pode ser que Kelley tenha ouvido mal esta palavra: pode ter sido “os números de julgamento e ira”. De qualquer forma, a limitação e a diminuição podem ser punitivas, no sentido de restringir o delito, ou simplesmente indicar um ritmo gradual de evolução.

CORMP (4.9; 10.3) “[são] numerados”: são contados; [fazer/tornar-se/mover/saber/estabelecer]: cf. (cor), M, (rmp), P; CORMF, CORMPO, CORMPT.

Notas de Dee: “Cormp”. [Possivelmente como cor-emp.]

(cor)= tornar diferente, diferenciar entre, numerar ou contar, + (rmp) = diferença ou mudanças no conhecimento estabelecido sobre o lugar -> CORMP = fazer uma contagem (uma conta?) das mudanças conhecidas sobre o lugar.

IADNAH (1.46) “do conhecimento”; [habilitar/começar/possível/interno/começar/respirar]: o aspecto energizado ou capacitador (o Espírito Santo) de infinitas possibilidades inatas dentro do aspirante. Cf. IAD, ADNA, Nah-gassapalan.

Notas de pronúncia de Dee: “yadnah”.

I = (quem) “é”, + ia = a energia é o começo, o facilitador dos começos; capaz de começar, poder começar, + (ad) = o aspecto ou face da possibilidade inicial; o aspecto que deu início a todas as possibilidades, o aspecto ou facetas das possibilidades, + d = “o terceiro”, o Espírito Santo, => IAD = “o Deus”, o Princípio de Todas as Possibilidades, a face ou aspecto que iniciou todas as possibilidades, + (dn) = todas as possibilidades internas do eu, + (na) = auto-iniciado, interno ao eu desde o início, auto-renovando-se, nascer, renascer; inato, inascido ou inerente ao eu, => (dna) = as infinitas possibilidades de individualidade que são inatas, + ADNA = “obediência”, o aspecto inato interno (implicando que a obediência a Deus é inata) + (ah) = começar a respirar, inalar, inalação, inspiração, inspirar, aspirar, => Nah = aquilo que é auto-iniciado, aspiração inascida ou inata; aquilo dentro de si que nasce da inspiração; o que está dentro que inspira a respiração, ou palavras; isso dentro!! Eu que aspira ou inspira.

IADNAMAD (30.157) “do conhecimento imaculado”; [habilitar/começar/possível/dentro/começar/saber/começar/possível]; o aspecto energizado das infinitas possibilidades inatas na mente ou aspecto mental de Deus. Cf. IAD, (dna), ADNA, MAD; IADNAH.

IADNAH = IAD “o Deus” + Nah = vida auto-iniciada, portanto, o Deus vivo autogerado; observe também que o construto contém ADNA “obediência”, precedido por I = energia, habilidade e seguido por H, respiração, vida. IADNAH, portanto, deveria ter sido traduzido como “a quem você jurou obediência”.

As duas palavras “iadna”, IADNAH e IADNAMAD, são ambas construídas sobre ADNA = “obediência”; que é construído a partir das duas tríades, (adn) = a face ou aspecto do Espírito Santo, + (dna) = as possibilidades inatas internas.

Nah é outra palavra Angelical; do meu dicionário (em andamento):

Nah gassapalan (Casaubon, p. 52): a segunda parte do Espírito dual de Deus, “Todo-Poderoso e eterno, incomensurável e inexplicável: sufocando a vontade do homem, que se torna forte na fonte de alegria e entendimento: a verdadeira sabedoria, e não retornando”, isto é, aquilo que está inerentemente dentro da alma do ser humano. Veja também em Casaubon, p. 361: Esta segunda parte é o que talvez seja o efeito da Centelha Divina que é o cerne de cada alma, “inspirada pelo próprio Deus, em seu Espírito Santo, imediatamente confortando e tecendo a Sabedoria junto com você, além do poder que é dado aos seus Anjos.” A energia que começou a respiração, a vida, a respirar, a viver.

Iah novamente: (como Jah ade novamente: Casaubon, p. 52): a primeira parte do dual Espírito de Deus, que é um “poder presente, e como um conforto imensurável, glorificando e fortalecendo todas as coisas que lhe são agradáveis : Mas quando eles diferem, ele retorna”, ou seja, para Deus. Esta primeira parte é trazida ao ser humano através do ministério dos santos Anjos que trazem informação e orientação (ver Casaubon, p. 361).

A tríade (nam) = inato ou inerente dentro da mente, conhecimento inato, talvez instintivo ou intuitivo + (MAD) = a mente de Deus, o aspecto mental do Espírito Santo. IADNAMAD implica obediência ao Deus do conhecimento puro. Seu sentido em inglês é apresentado como um apelo para nos tornar partícipes do conhecimento imaculado e implica que somos obedientes, de modo que eles devem nos ajudar em sua obediência ao plano Divino.

LUCIFTIAN (7.19) “com ornamentos tão brilhantes”; [fornecer/iluminar/fazer/ativar/manifestar/equilibrar/ativar/começar/interno]: cf. L, lu, uc, ci, I, if, f, ft, t, TI, ia, TIA, an, (ian); LUCAL; TIANTA.

Notas de pronúncia de Dee: “Lu cif tí an.” [O acento está em “ti”]

L = “do primeiro”, “um”, o único, Unidade, Providência, + lu = fornecer luz ou iluminação, + uc = iluminar a causa, a luz de ou para a criação, + ci = fazer ou causa por energia ou habilidade; fazer ou causar com que seja energizado ou habilitado; por causa da energia ou habilidade, + I = Energia: a energia ou habilidade; tudo o que “é”; tudo o que poderia ou pode ser; todos capazes; habilitar, habilidade, + se = energia em manifestação; tudo o que é ou tudo o que poderia ou pode ser manifestado; poder manifestar-se ou mostrar-se; habilitar a exibição; a capacidade de manifestar ou aparecer, + ft = manifestar equilíbrio, estabilidade, + t = “também” ser justo, + TI = “é”, + ia = energia é o começo, o habilitador de começos; capaz de começar, poder começar, + an = começar dentro de si mesmo, sentimentos, => (ian) = a capacidade de sentir interiormente, de perceber sentimentos interiores.

Em latim \lux, lucis\ = luz + \fero, ferre\ = transportar ou carregar, trazer. Lúcifer = “o portador da luz”. Veja nota em LEVITHMONG. Diz-se que Lúcifer foi um arcanjo rebelde caído e às vezes é chamado de estrela do dia, estrela da manhã ou filho da aurora (ver Isaías 14:12-14); isso o liga astrologicamente ao planeta Vênus quando ele nasce pouco antes do sol pela manhã.

LUCIFTIAS (30.20) “o brilho”; [fornecer/iluminar/fazer/ativar/manifestar/equilibrar/ativar/começar/ter]: cf. L, lu, uc, ci, I, if, f, ft, t, TI, ia, TIA, as, s; LUCIFTIAN.

Notas de pronúncia de Dee: “Lu cíf ti as.” [O acento está em “cif”]

L = “do primeiro”, “um”, o único, Unidade, Providência, + lu = fornecer luz ou iluminação, + uc = iluminar a causa, a luz da criação, + ci = fazer ou causar por energia ou habilidade; fazer ou fazer com que seja energizado ou habilitado; por causa da energia ou habilidade, + I = Energia: a energia ou habilidade; tudo o que “é”; tudo o que poderia ou pode ser; todos capazes; habilitar, habilidade, + se = energia em manifestação; tudo o que é ou tudo o que pode ou pode ser manifestado; poder manifestar-se ou mostrar-se; habilitar mostrando; a capacidade de manifestar ou aparecer, + ft = manifestar equilíbrio, estabilidade, + t = “também” ser justo, + TI = “é”, + ia = energia é o começo, o capacitador de começos; capaz de começar, poder começar, + as = ser reunido, + s = o quarto.

MAD (1,84; 3,60; 6,41; 11,46; 12,34; 13,16, 13,34; 14,35; 15,29; 16,33; 17,30; 18,38; 30,15): RFP; “do mesmo Deus vosso”, “do vosso Deus”; [saber/começar/possível]: do único aspecto de Deus que você pode conhecer? Cf. M, ma, d, ad; IAD, GEIAD, OIAD, PIAD, SOBAIAD; Madimi, MADRID, MADRIAAX, MADZILODARP, VMADEA.

Notas de pronúncia de Dee: “Mad”.

M = “exceto”, “mas”, + ma = a mente, para conhecer novamente, + + d = “o terceiro”, o Espírito Santo, + ad = o aspecto ou face da possibilidade inicial; o aspecto que iniciou todas as possibilidades, o aspecto ou facetas das possibilidades, assim, talvez => MAD = a Mente ou Memória do (3º) aspecto que iniciou ou concebeu todas as possibilidades de existência.

Nota: Parece haver um conflito semântico leve no sentido em inglês para MAD e IAD. Além disso, no fato de que nas Chamadas Angelicais, MAD sozinho foi traduzido como “do Vosso Deus”, e ainda quando encontrado inserido em outras palavras aparentemente representa outros significados: num estudo minucioso, fica claro que os construtos refletem seus sentidos ingleses dados quase como uma espécie de licença poética.

** NOTA: Pode-se aprender a expandir a própria mente escolhendo mudar de ponto de vista para estudar as várias possibilidades: pode-se optar por pensar na superfície da estrutura de tempo/espaço como sendo irregularmente curvada ou dobrada , ou como sendo lisa e esférica, ou como sendo plano e uniformemente linear. Pode-se optar por pensar no Universo como sendo aberto ou fechado, infinitamente expandido ou limitado ou talvez como ciclos alternados de expansão e contração. Pode-se optar por experimentar para descobrir o quão perto se pode chegar de experimentar voluntária e conscientemente o Eterno Agora. Pode-se tentar visualizar tantas dimensões da existência quanto for possível conceber sem ficar completamente louco… MAD… (q.v.)!

OB (12.6) “28”, para se tornar por opção. Tenho um palpite de que o sentido em inglês representa um mês lunar; e que implica gestação, que nos humanos é de 280 dias: 10 meses lunares de 28 dias é o tempo médio desde a concepção até o nascimento; + (ra) [mover/começar]: mover para começar; mover-se no início; motivar de novo ou novamente, refrescar ou renovar; amanhecer ou despertar, como de um novo dia; renascer; => (bra) = escolha motivada pelo despertar, preparar para, preparar para recomeçar, escolha motivada pelo despertar, a escolha que desperta ou renova; + (ao) [começar/tornar-se]: começar a se tornar; o início da existência ou ser; novos seres.

Assim AR ROGOGOR OBRAO traduz-se como aquilo que motiva a pessoa a passar pelo ciclo de reencarnação, que a prepara para o renascimento como um novo ser. Como este Anjo está no Sul, na Terra, fica claro que tem algo a ver com a preparação dos espíritos para o renascimento no plano terrestre.

OM = vir a conhecer ou ser conhecido, conhecimento; (mo) = saber ser ou tornar-se, assim, talvez, consciência; (oma) = vir a conhecer de novo ou novamente, recordar, memória, a compreender. (am) = começar a conhecer, possivelmente implicando em aprender; (ma) = saber novamente, recordar ou lembrar. (im) = energizar ou capacitar a mente, capacitar a conhecer; (mi) = conhecer a capacidade, saber como, conhecer a energia, energia da mente (por exemplo, pensamento ou poder mental). EM = “Nove”: a vontade de conhecer, o propósito do conhecimento, a intenção da mente; (me) = conhecer a vontade de, entender o propósito de, a mente que está disposta, implicando assim deliberada; (mu) = conhecer a luz, possivelmente sabedoria; um = iluminar a mente, a mente iluminada, a luz do conhecimento.

TELOCVOVIM (30.115) “daquele que caiu”: literalmente, o dragão da morte ou o dragão mortal; possivelmente, o dragão morto; essencialmente, lê-se [equilíbrio/vontade/prover/tornar/fazer/conscientizar-se/escurecer/habilitar/saber]: cf. EL (“o Primeiro”), TELOAH (“morte”), TELOCH (“da morte”), VOUINA (“o Dragão”), ABAIUONIN (“para o dragão inclinado”), VOHIM (“poderosos terremotos”)

Notas de pronúncia de Dee: “Te lóc vo v im.” “lotch; ou loch.” [O acento está em “loc”]

É assim que se decompõe no nível essencial; todas as traduções são válidas e adicionam definições ao termo:

t = “também”, ser justo, julgar, ajustar + te = vontade equilibrada; para julgar ou ajustar o propósito, + El = “o primeiro”, -> (tel) = tão equilibrado ou apenas como a vontade e propósito da Providência; como julgamento pela Vontade do Primeiro, + L = “do primeiro”, “um”, o único, Unidade, para unir ou unificar, Providência, o Uno, “do primeiro”, + lo = prover para todos os seres-tornando-se, para unir-se com o Ser -> (elo) = a vontade ou propósito da Providência para o que quer que venha a ser; unir-se voluntariamente com todo o Ser, unir-se com o propósito de Ser/Tornar-se; + oc = ocorrer, tornar-se porque, + cv = fazer ficar oculto ou oculto, + vo = tornar-se na escuridão, + ov = existir na ocultação, -> (vov) = escuridão ou mistério envolve o processo de tornar-se; todo Ser/Tornar-se está nas profundezas da escuridão ou ocultação, + I = Energia: a energia ou habilidade; tudo o que “é”; tudo o que poderia ou pode ser; todos capazes; para habilitar; + vi = na escuridão habilitada; a reflexão sobre o mistério energiza ou capacita, + m = mente, conhecer, conhecimento; im = a energia ou habilidade da mente, ser capaz de conhecer, habilitar o conhecimento.

Assim, talvez, a Morte seja um ajuste à Vontade (ou por Propósito) do Primeiro, como Provisão para o que vier a ser, pois o Dragão é o Mistério que envolve o processo de Ser-Tornar-se para energizar ou capacitar a mente .

Em outras palavras, o Dragão da Morte representa nosso medo do desconhecido que só é incognoscível por causa da escuridão mental que nos cerca na vida. VOVIM torna-se, após a reflexão, UONIN, a iluminação pelo ser-tornar-se, a fonte de energia dentro de cada Eu.

TRINC: t = “também”, para ser justo, + tr = equilibrar ou estabilizar em movimento, + I = Energia: a energia ou habilidade; tudo o que “é”; tudo o que poderia ou pode ser; todos capazes; habilitar, habilidade, + ri = ser motivado pela habilidade, ser emocionalmente habilitado, mutabilidade, variedade, => (tri) = ajuste da energia em movimento, equilibrar a energia emocional; estabilizar a mobilidade; + (in) = energia ou habilidade interna; energizar ou ativar internamente o Eu; algo que é inato internamente ao eu; + (nc) = causado ou criado internamente, auto-causado; => (inc) = energia ou habilidade que é inata dentro de si como causa. Portanto, pelas essências das letras Angelicais, TRINC se traduziria como: Equilibre a energia emocional inata dentro de você para criar. Uma boa palavra… Crowley acertou no alvo.

Trabalho envolvendo as Chamadas e o Liber Loagaeth

Loagaeth

Liber Loagaeth (O Livro da Fala de Deus) é o nome próprio do Livro que inclui as 48 Tabelas das quais as letras das palavras das Chamadas Angelicais foram derivadas. Ver Casaubon pp. 19-20: a primeira página do Livro deveria ser inscrita com o que chamo de Logaeth

Sequência: a primeira palavra, o título, é dada como “Logaeth”, que mais tarde é dada como “Loagaeth”, e seguida por mais 21 palavras. O Anjo Galvah entregou as palavras a Dee e Kelly, dizendo:

“Há apenas as palavras da primeira folha… Nelas está a Divindade da Trindade. O Mistério de nossa Criação. A idade de muitos anos. E a conclusão do Mundo. De mim elas são honradas, mas de mim , não devem ser pronunciadas: Nem eu as revelei por mim mesmo: pois elas são os raios do meu entendimento e a fonte de onde eu rego “.

Quando traduzida, a sequência Logaeth deve ser lida na primeira pessoa do singular, como um discurso de Deus, literalmente. Grosso modo, o título e a primeira frase são assim:

Logaeth

Providência para os seres-tornarem-se do espírito não-iniciado
Com o propósito de julgar (ou justificar) a vida
seg: “O Quarto tendo negado intencionalmente seu propósito,”
lovi: “Eu providenciei para que se tornasse um esconderijo de suas habilidades”
brtnc: “assim suas escolhas ativam o julgamento que eles mesmos causam.”

Primeira Chamada

Para ser honesto, fiz apenas um trabalho preliminar nas chamadas em si. Quando fui esclarecendo as essências das letras, fiz uma tradução letra por letra de cada “palavra”, utilizando os conceitos essenciais na forma infinitiva. Isso foi intrigante por si só, e mostrou as primeiras dicas sobre os múltiplos níveis de interpretação.

Um exemplo:

OL ser | vir a ser | começar a fornecer
SONF possuir para tornar-se | entrar para manifestar
VORSG esconder-se | tornar-se | mover-se | ter que não ser
GOHO negar | tornar-se | respirar para vir a ser
IAD habilitar | começar | ser possível
BALT escolher | começar a fornecer equilíbrio

Então trabalhei com substantivos:

OL sendo providência
SONF posse de estar dentro da manifestação
VORSG escuridão sendo negação de posse de movimento
GOHO A negação do ser | a respiração tornando-se
IAD A capacidade começa a possibilidade
BALT escolha inicial provendo equilíbrio

Então eu tentei usar uma narrativa em primeira pessoa:

OL Eu sou Um (Providência)
SONF eu reuni estando dentro de mim para manifestar
VORSG A escuridão escondeu meu devir, então me movi para não tê-la
GOHO Eu neguei sua existência quando a respiração veio a ser
IAD I habilitei o início das possibilidades
BALT Eu escolhi começar primeiro a equilibrar

Quanto mais avançava, mais a progressão me lembrava Gênesis 1, e mais assustador parecia… Fiz uma tradução grosseira e essencial das Chamadas, sabendo que seria preciso muito mais estudo para obter os níveis de tradução mais claros.

O Dicionário em andamento está me ensinando as tríades… duas díades se contraindo para construir um conceito maior:

(or) + (rs) = ORS (30.102) “com escuridão”; (ors) é encontrado em VORSG. (ors) = ser movido ou motivado a possuir ou adquirir, portanto, pode implicar ganância. Também pode ser lido: tornar-se mudado pelo que é possuído; a escuridão do quarto (4º). Eles estão todos conectados, você vê, nível por nível.

(or) + (ro) = ORO, uma tríade significativa que reflete o movimento central do ser-tornar-se, como uma pulsação do ser: e, é claro, é parte de um dos três nomes sagrados de Deus. Tríades significativas, em seus níveis mais elevados, referem-se à Divindade.

Também gostaria de saber seu ponto de vista sobre a pronúncia da língua angelical.

Há tanto trabalho a ser feito… parte do que estou fazendo no Dicionário é observar as notas de pontuação de Dee. Minha impressão é que a Língua Angélica soa muito como o Inglês… minha premissa inicial sobre a pronúncia era “uma letra, um som”, mas isso não foi confirmado pelas notas de Dee. A pronúncia é mais simples do que a GD e Crowley tinham. Quando você diz uma palavra corretamente, você a saberá… seus efeitos dependerão de seu motivo ao dizê-la: quando eu estava dizendo palavras para senti-las e tentando apreender os conceitos dentro dos sons… mais de uma vez eu “acordei” uma hora depois com mais imagens e detalhes do que eu poderia escrever. Eu sugiro começar com pequenas palavras… ROR é realmente poderoso. Apenas tente dizer “uROR”, suavemente… quando parecer certo, então vibre.

A Décima Chamada

Este material é do meu manuscrito Língua dos Anjos (Tongue of Angels) ; Weiser reverteu os direitos autorais para mim.

Prefácio à Décima Chamada Angelical

O texto da Décima Chamada Angelical foi ditado junto com a maior parte da 5ª a 18ª Chaves, com várias correções e adições feitas tanto dentro do ditado da própria Chave quanto mais tarde, junto com o ditado do sentido inglês.

Deve-se notar que o sentido inglês como foi ditado não se ajusta adequadamente ao texto angelical da Chave: parece ter havido um extravio dos blocos de texto inglês. Quando esses blocos são reorganizados, alinhando-se com as palavras das Chamadas anteriores, os textos são combinados com bastante facilidade, embora existam várias palavras que parecem não ter sentido correlato em inglês.

Uma das minhas premissas básicas era que o texto angelical foi ditado corretamente e que o sentido inglês deve, portanto, ser ajustado às palavras angelicais. Para fins de clareza, incluí no Apêndice -B- minha aproximação dos blocos do texto de sentido da língua inglesa.

As notas marginais de Dee mostram que ele sentiu alguma angústia sobre os significados do material não-inglês, e James notou em seu volume que vários estudiosos posteriores ofereceram suas próprias “suposições educadas” quanto aos significados, então me sinto justificada aqui em oferecer o meu, juntamente com a minha lógica para cada um.

……………………

Apêndice B-

A Décima Chamada Angélical Reconstruída

Site Angelic “Given Englished Sense” (minhas notas essenciais)

10.1 CORAXO “Os trovões do julgamento e da ira”
10.2 CHIS “são”
10.3 CORMP “numerados”
10.4 OD “e”
10.5 BLANS “estão abrigados”
10.6 LUCAL “no Norte”
10.7 AZIAZOR “à semelhança”
10.8 PAEB “de um Carvalho”
10.9 SOBA “cujo”
10.10 LILONON “ramos”
10.11 CHIS “são”
10.12 OP “22”
10.13 VIRQ “ninhos”
10.14 EOPHAN “de lamentação”
10.15 OD “e”
10.16 RACLIR “chorando”
10.17 MAASI “dispostos”
10.18 BOLSA “para”
10.19 CAOSGI “a terra”
10.20 DS “que”
10.21 IALPON “queima”
10.22 DOSIG “noite”
10.23 OD “e”
10.24 BASGIM “dia”
10.25 OD “e”
10.26 OXEX “vomitando”
10.27 DAZIS “as cabeças”
10.28 SIATRIS “de escorpiões”
10.29 OD “e”
10h30 SALBROX “Enxofre vivo”
10.31 CINXIR “misturado com”
10.32 FABOAN “veneno”
10.33 UNALCHIS “Estes são”
10.34 CONST “os trovões”
10.35 DS “aquele” (“que” 1.19 et al.)
10.36 DAOX “5678”
10,37 COCASG “vezes” (um múltiplo)
10h38 OANIO “na 24ª parte de um momento”
10.39 OL “rugem” (venha para fornecer)
10.40 YORB “com uma centena”
10.41 VOHIM “terremotos poderosos” (sons misteriosos rugindo)
10.42 OL (fornecem)
10.43 GIZYAX (negação de capacidade separando-se do crescimento e começando a limitar)
10.44 OD “e”
10.45 EORS (a vontade dos seres-tornando-se alterada pelas experiências reunidas)
10,46 MATB “mil”
10.47 COCASG (vezes [como um múltiplo])
10,48 PLOSI (muitos)
10.49 MOLUI “surtos”
10.50 DS “que”
10.51 PAGEIP “não descanse, ou continue trabalhando”
10.52 LARAG “nenhum”
10.53 OM “conhecimento”
10.54 DROLN “qualquer” (qualquer um de)
10.55 MATORB [matb + yorb = mil cem], assim: (o longo)
10.56 COCASB “tempo” (anos de história, cf. QCOCASB)
10.57 EMNA “aqui”
10.58 LPATRALX “Uma pedra”
10.59 YOLCI “traz à luz”
10,60 MATB “mil”
10.61 NOMIG “mesmo que”
10.62 MONONS “o coração”
10.63 OLORA “do homem”
10.64 GNAY “faz”
10.65 ANGELARD “seus pensamentos”
10.66 OHIO “Infortúnio”
10.67 OHIO “Infortúnio”
10.68 OHIO “Infortúnio”
10.69 OHIO “Infortúnio”
10.70 OHIO “Infortúnio”
10.71 OHIO “Infortúnio”
10.72 NOIB “sim”
10.73 OHIO “Infortúnio”
10.74 CAOSGON “seja para a terra”
10.75 BAGLE “pois”
10.76 MADRID “sua iniquidade”
10.77 Eu “é”
10.78 ZIROP “era”
10.79 CHISO “e será”
10.80 DRILPA “grande”
10.81 NIISO “vá embora/afaste-se”
10.82 CRIP “mas”
10.83 IP “não”
10.84 NIDALI “seus ruídos”

1. Para a extinta lista de email – Enochian WebRing s/d.

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1464