Porquê o Caibalion não deve ser levado tão a sério

Por Nick Farrell https://www.nickfarrell.it/kybalion/
Tradução de Frater Goya

Esta é a versão com a qual Nick Farrell cresceu

O Caibalion (ou Kybalion) foi um texto oculto “obrigatório” para iniciantes por muitos anos e foi uma grande influência para mim e para outros membros do Builders of the Adytum (BOTA) graças a um mito de que Paul Foster Case era um dos escritos anônimos.

Recentemente, uma de suas ideias “A Lei da Atração” foi sequestrada no fenômeno do Marketing New Age que foi “O Segredo”.

À medida que progredi ao longo do caminho, as ideias do Caibalion tornaram-se menos importantes para mim, principalmente porque não fazem o que é proclamado.

Os Sete Princípios ou Leis
Para aqueles que chegaram tarde, o Caibalion diz que existem sete princípios ou leis pelos quais o universo funciona. Estes são:

O Princípio do Mentalismo : Tudo é Mente.

Princípio da Correspondência: Há sempre uma correspondência entre as leis dos fenômenos dos vários “planos” do ser e da vida. Há uma harmonia, concordância e correspondência entre esses planos, “O Plano Físico”, “O Plano Mental” e o “Plano Espiritual”.

Princípio da Vibração : O movimento é manifesto em tudo no Universo, no qual nada repousa, e tudo se move, vibra e circula. Mudar o estado mental é mudar a vibração. Pode-se fazer isso por um esforço da Vontade, por meio de deliberadamente “fixar a atenção” num estado mais desejável.

Princípio da Polaridade : Tudo é dual, tudo tem dois pólos e tudo tem seu oposto. Esses extremos se encontram e todos os paradoxos podem ser reconciliados.

Princípio do Ritmo: Tudo ali se manifesta como um movimento medido para trás e para frente num movimento pendular.

Princípio de Causa e Efeito: Há uma causa para cada efeito e um efeito para cada causa. Não existe acaso, esse acaso é apenas um termo que indica causas existentes não reconhecidas ou percebidas.

Princípio de Gênero: O gênero se manifesta em tudo como os princípios Masculino e Feminino, e se manifesta em todos os planos. O princípio Masculino está sempre no sentido de dar ou expressar, e se contenta com a “Vontade” em suas várias fases. O princípio Feminino está sempre na direção de receber impressões, e tem um campo de operação muito mais variado do que o Masculino.

Há muita coisa aqui que faz sentido, mas o perigo no Caibalion é levá-los ao pé da letra e assumir que são leis absolutas que se aplicam à magia. Eles não se aplicam.

William Walker Atkinson (Wikipédia)

Em primeiro lugar, o livro em si foi escrito por William Walker Atkinson por ele mesmo, o Caibalion que o livro cita nunca existiu. Agora eu não vou falar que o livro é uma fraude. Realmente não importaria quem escreveu se a informação fosse válida.

Atkinson foi um proponente do novo Movimento do Pensamento (New Thought Movement em inglês), algo que foi de grande influência em Paul Case. Ele também era um grande fã de escrever trabalhos anônimos normalmente sob o nome de Theron Q. Dumont e Yogi Ramacharaka. O Novo Pensamento tinha a ideia de que Deus está em toda parte, o espírito é a totalidade das coisas reais, o verdadeiro eu humano é divino, o pensamento divino é uma força para o bem, a doença se origina na mente e o “pensamento correto” tem um efeito curativo. Também diz que toda doença é de origem mental. Então, em outras palavras, se você se sentar e visualizar o que deseja com poder emocional suficiente, você conseguirá. Esta foi a base por trás dos “Sete Passos” de Paul Case e ele afirmou que eram as chaves para a magia; ele aplicou à psicologia e afirmou que a visualização alterava o pensamento inconsciente e, como resultado, transformava sua existência.

Isso tudo é um pouco verdadeiro. No entanto, faz parte da armadilha das idéias ocultas. Se uma lei ou princípio é verdadeiro, pode ser testado. O Caibalion apenas mostra a prova positiva de suas idéias, não revela os negativos ou as numerosas “cláusulas de saída” que o universo usa aparentemente para contornar essas ditas regras.

Portanto, você fica com a conclusão de que essas são ideias que às vezes funcionam e, portanto, não podem ser como as leis do universo. Algumas das minhas objeções podem parecer grosseiras, mas você encontra pequenas coisas que não funcionam, então a lei deve falhar.

QUEBRANDO AS LEIS
Princípio do Mentalismo: Embora eu possa aceitar que o Universo é todo mental, não posso aceitar que isso é tudo o que existe. Uma mente, ou consciência, é definível. Tem regras que podem defini-lo. No entanto, deve haver igualmente uma parte infinita de deus que só pode ser definida por aquilo que não é – e NÃO seria a mente. Se Thoth é uma expressão da Mente Divina, ele emergiu da escuridão DESCONHECIDA.

Princípio da Correspondência: Embora seja verdade que tudo o que acontece em um plano PODE se manifestar em outro, isso não significa que realmente aconteça. Porque uma pessoa tem uma ideia para um novo edifício não significa que tal construção necessariamente existirá na terra. Um grande número de ideias nunca chega a se manifestar, e igualmente um grande número de rituais no plano físico não funciona.

Princípio da Vibração: Todas as coisas estão em movimento e vibram. Isso é um pouco verdade novamente e essa estabilidade parece ser uma ilusão. Mas depende da relatividade. Um átomo é estável em relação a si mesmo, enquanto o sistema solar possa estar se movendo, ele é mantido estável pela gravidade. Se você colocar uma pedra em uma mesa à sua frente, ela não se moverá. Não é discutível dizer “ele se move muito lentamente e você não pode detectá-lo” na verdade, ele permanece parado em relação a todo o resto.

Princípio da Polaridade: Apesar de ser uma lei separada esta tem semelhanças com a lei de gênero. Eu os dividi para que a lei de Gênero esteja falando especificamente sobre sexo e NÃO sobre dualidade positiva e negativa. O céu proíbe que os “Três Adeptos” só vissem a diferença porque sete é um número perfeito e seis exigiria que eles inventassem algo diferente.

De qualquer forma, não tenho certeza de que isso seja literalmente verdade e, se fosse, seria contrário à primeira lei, que diz que o universo é uma coisa e é Mental. Certamente, o físico David Bohm viu evidências de que o mundo era dualista. Ele achava que a informação (mente) é tão importante quanto a substância/intensidade (matéria/energia). E um não pode ser reduzido ao outro. Isso significa que nosso mundo não é Uma Coisa.

Como eu disse não acredito na dualidade dos extremos, não acredito que exista bem ou mal puros em nosso mundo, mas abstratamente há cerca de 40 tons de cinza. Tenho a sensação de que simplesmente parece dualista, mas esse não é realmente o caso.

Princípio do Ritmo: Isso nem sempre acontece. A luz, por exemplo, se comporta como uma onda (ritmo) e uma partícula. É possível criar objetos que não operam de forma rítmica. A evolução não é rítmica.

Princípio de Causa e Efeito: Novamente, isso é mais ou menos. Era uma crença científica padrão no passado que funciona, mas está recebendo um pontapé da ciência moderna. Esta é uma área de pesquisa que pode significar que, em vez de ser um saber do ocultismo, na verdade é apenas velha ciência (ultrapassada).

Há também problemas filosóficos com a Lei de Causa e Efeito. Se A causa B, então A sempre tem que vir primeiro. Portanto, a guerra causa a morte. No entanto, como a guerra nem sempre causa a morte e a morte nem sempre é causada pela guerra, é mais provável que você possa dizer que é mais provável que A cause B. Isso mata a parte da lei. Se você só pode gerar uma probabilidade do mesmo efeito da mesma causa, isso significa que você deve ter alguma dúvida sobre sua causa ou há uma aleatoriedade inerente sobre o universo que pode anular causa e efeito.

O Princípio de Gênero: Agora eu sei que isso deveria ser uma coisa figurativa, mas as leis deveriam ser aplicadas a toda a criação. Existem inúmeras situações dentro da Natureza em que a polaridade não existe, variando de amebas, leveduras, cobras. O fato de a partenogênese ser possível, significa que a polaridade nem sempre se aplica ao mundo físico. Isso significa que provavelmente nem sempre se aplica aos mundos mental ou espiritual.

COMECE A PENSAR
Sem dúvida, as pessoas encontrarão falhas em meus métodos de lógica, filosofia e ciência, mas esse não é realmente o ponto. A questão aqui é que há dúvidas se o Caibalion produz ou não um conjunto absoluto de “leis” dignas de um Mago. Dado o tom absoluto do livro, você tem que questionar se seu status na estante de um ocultista é realmente digno, ou se é apenas uma coleção de ciência falsa se manifestando como verdade oculta.

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1505