Cálculo da Data Thelêmica para uso em Diários

A notação thelêmica tem como objetivo oferecer um registro cuidadoso e suficientemente preciso para anotações de eventos na vida do praticante de Magick. Este calendário inicia-se no momento do Grande Equinócio dos Deuses, ocorrido em 20 de março de 1904 e.v. e pontua o recebimento do Livro da Lei (Liber Al Vel Legis – CCXX), nos dias 08, 09 e 10 de abril de 1904.

Estes eventos marcam o início da entrada no Aeon de Hórus, o Conquistador. Aqui vale recordar que uma Era ou AEON, corresponde a um período que varia entre 2.150 ou 2.165 anos, conhecido também como precessão dos equinócios (ou O Grande Dia) e deve-se ao fato de a Terra realizar o seu movimento de rotação de forma inclinada, o que provoca que, a cada 25.770 anos, ela complete uma volta em torno do eixo de sua eclíptica.

Do ponto de vista das estações do ano, estas alterações são praticamente nulas, mas do ponto de vista astronômico e astrológico, as transformações são consideradas relevantes. Isso porque, atualmente, os equinócios acontecem quando o Sol está aparentemente posicionado sobre a constelação de Peixes.

Essa mudança na constelação motiva uma série de especulações sobre o chamado “grande dia”, pois, quando o sol estiver posicionado na próxima constelação – a de Aquário –, teremos um novo “grande dia”. No ano de 2.050 aproximadamente, os equinócios deixarão de acontecer em peixes e passarão a acontecer em Aquário.

A sua precisão baseia-se nos movimentos do Sol e da Lua em seu eterno caminhar entre os signos. Seu cálculo é o mesmo utilizado para a composição do Mapa Natal Astrológico, e existem vários sites que já oferecem as posições diárias dos planetas para consulta, como por exemplo, o astro.com (clique AQUI) .


Então aqui o SOL está a 11°1″44′ do Signo de Capricórnio, e a LUA a 28°1″de Peixes.

Para todos os efeitos, o Sol anda 1° por dia em cada signo, logo, mesmo de cabeça é relativamente fácil calcular sua posição aproximada. Se o Sol entra em um signo aproximadamente no dia 20 de cada mês e cada signo possui 30º, tomando por exemplo a data deste artigo, dia 16 de janeiro, o Sol nesta data estaria a 26° de Capricórnio. Fácil, não?

Então no diário a anotação será:

Sol em 11°1″44′ de Capricórnio, Lua em 28º1″ de Peixes

O Ano e o ciclo do Calendário Thelêmico são registrados no seguinte formato: V:v
Onde o algarismo romano em MAIÚSCULO, no caso “V”, é obtido dividindo-se o número de anos a partir de 1904 do ano atual (Ex.: 1904-2019=115) por 22 (representando os 22 Arcanos Maiores do Tarot, iniciando-se no 0 “O Louco” e vai até o XXI “Universo”.

O ano atual de 2019 (que se encerra apenas em 20 de março de 2020), o número é V, pois 115/22=5,2727… e consideramos apenas o valor inteiro antes da vírgula, ou seja, V (O Hierofante);

O segundo valor corresponde ao resto depois da vírgula, também em ciclos de 22 anos.
Portanto, 2019 seria:
V:v (5 ciclos completos de 22 anos cada + 5 anos)

No registro Thelêmico, os dias da semana são escritos em Latim, e trazem em si a associação dos dias da semana com os seus regentes astrológicos.

Dies Solis (Dia do Sol) – Domingo
Dies Lunae (Dia da Lua) – Segunda-feira
Dies Martis (Dia de Marte) – Terça-feira
Dies Mercurii (Dia de Mercúrio) – Quarta-feira
Dies Jovis (Dia de Júpiter) – Quinta-feira
Dies Veneris (Dia de Vênus) – Sexta-feira
Dies Saturnis (Dia de Saturno) – Sábado

Exemplos
Seguem-se exemplos de formatos aceitos para registrar a mesma Data Thelêmica, começando pela maneira mais precisa.

Sol 26°49′ Capricorni, Luna 26º10″ Libra, dies Veneris hora Lunae
Sol 22°13’5″ Taurus, Luna 29°6’19” Pisces, dies Saturnii
Sol 22°13′ Taurus, Luna 29°6′ Pisces, dies Saturnii
Sol 22° Taurus, Luna 29° Pisces, dies Saturnii
Sol in Taurus, Luna in Pisces, dies Saturnii
Sol in Taurus, Luna in Pisces

Em L.L.L.L.
Frater Goya
Ank Usa Semb

Campo Mourão, 16 de janeiro de 2020, 08:30
Sol 26°49′ Capricorni, Luna 26º10″ Libra, dies Veneris hora luna

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=1384