A cura do corpo e da alma – parte 15

O Modelo Cabalista

Aqui encontramos um belo exemplo de como um modelo cabalista confere percepção a um complexo mecanismo físico. Segundo nosso mapa sefirótico-fisiológico, as três sefirot que correspondem aos sistemas nervoso, endócrino e imunológico são da’at, netsach e hod, respectivamente.

O Modelo Cabalista

Aqui encontramos um belo exemplo de como um modelo cabalista confere percepção a um complexo mecanismo físico. Segundo nosso mapa sefirótico-fisiológico, as três sefirot que correspondem aos sistemas nervoso, endócrino e imunológico são da’at, netsach e hod, respectivamente. Estes três formam o triângulo mais elevado do “Maguen David” (Estrela de David), construída das seis sefirot: da’at, netsach, hod – o triângulo mais elevado, e chessed, guevurá, yessod – o triângulo inferior (com tiferet no meio).

Como membros do corpo, vimos que da’at, netsach e hod correspondem ao lobo posterior do cérebro, à perna direita, e à perna esquerda, respectivamente. É o cérebro sentindo e dirigindo o corpo a caminhar ao longo de sua trilha de vida com cuidado, agradecendo sinceramente à Divina Providência a cada passo bem sucedido (hod, o sistema imunológico) – pois “todos os caminhos podem ser perigosos” – e confiança (netsach, o sistema endócrino). Nas palavras de Mishlê (Provérbios), “Aquele que caminha sinceramente caminhará confiantemente.”

Vimos acima que o processo alostático exige o mais alto grau de equilíbrio e sensibilidade ao estado atual da mente-corpo. Porém, a própria sensibilidade é a propriedade de da’at, o lobo posterior do cérebro, e equilíbrio é o poder de netsach e hod, os dois pés sobre os quais o corpo se apóia.

Moshê e Aharon

Na Cabalá, cada uma das sefirot está identificada com uma alma arquetípica. As duas sefirot associadas de netsach e hod estão identificadas com as almas dos santos irmãos Moshê e Aharon, sobre quem é dito: “Veja, como é bom e agradável para irmãos morarem juntos.” A origem destas duas almas está na sefirá de da’at (o poder de estar “junto”). Assim, o segredo do triângulo mais elevado do Maguen David é na verdade o “nascimento” das almas de Moshê e Aharon a partir de sua origem comum.

Agindo juntos, os dois irmãos Moshê e Aharon mereceram ser os emissários de D’us para tirar os judeus do Egito. Nos capítulos seguintes, veremos que todas doenças relacionam-se ao estado espiritual de exílio em geral, e do exílio egípcio em particular. A libertação do Egito é a libertação da doença. Após a abertura do Mar Vermelho, o ponto alto do êxodo, e a canção de agradecimento que Moshê e o povo judeu entoaram a D’us, D’us promete:

Toda a doença que coloquei no Egito
Não colocarei sobre vós
Pois Eu sou D’us, aquele que vos cura.

Após o Êxodo, Moshê tornou-se o conduíte Divino por meio do qual D’us deu a Torá a Israel. Aharon tornou-se o Sumo Sacerdote de Israel, representando o epítome de nosso serviço de D’us.

Moshê e Aharon são os dois curandeiros de Israel, Moshê por meio da Torá e Aharon através do poder da bênção sacerdotal. Conectando-nos com a Torá e devotando nossa vida ao serviço de D’us, atraímos o poder curativo Divino para nossas almas.

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=242