Sistemas Fisiológicos segundo a Cabalá – O modelo extensivo (2)
O terceiro poder cognitivo da alma é da’at. O poder de da’at na alma corresponde ao sistema nervoso no corpo. Da’at é entendido na Cabalá e Chassidut como sendo o centro de toda a sensibilidade e sentimento da alma. Os sensores do corpo são seus nervos.
Sistemas Fisiológicos segundo a Cabalá – O modelo extensivo (2)
O terceiro poder cognitivo da alma é da’at. O poder de da’at na alma corresponde ao sistema nervoso no corpo. Da’at é entendido na Cabalá e Chassidut como sendo o centro de toda a sensibilidade e sentimento da alma. Os sensores do corpo são seus nervos.
Aprendemos na Cabalá que da’at possui dois lados aparentemente antitéticos mas em última instância, complementares. A primeira aparição de da’at na Torá está na frase: “A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.” Disso entendemos que da’at é um sentido de polaridade espiritual ou moral, aquele entre o bem e o mal. O poder da alma para sentir o bem e ser atraída a ele é mencionado como o lado direito de da’at, ao passo que o poder da alma de sentir o mal e repeli-lo é mencionado como o lado esquerdo de da’at. Numa alma retificada, a atração para o bem acarreta a auto percepção consciente de amar o bem, ao passo que o temor da alma do mal responsável por repelir e expulsar o mal opera no nível inconsciente da alma.
Abstraindo e expandindo este entendimento, o lado direito de da’at corresponde a todas as sensações conscientes e reações voluntárias da pessoa, ao passo que o lado esquerdo do da’at corresponde a todas as sensações e reações involuntárias da pessoa.
Em termos do sistema nervoso, o lado “direito” de da’at corresponde ao sistema nervoso voluntário, ao qual se refere como o sistema nervoso cérebro-espinhal. Aqui, a sensação consciente e o controle do corpo implicam em auto-percepção, conhecer a si mesmo. Numa personalidade retificada, conhecer a si mesmo é para o mérito de agir construtivamente no mundo e ajudar aos outros. Por esta razão, este lado de da’at é identificado com o direito.
O outro, o lado “esquerdo” de da’at, corresponde ao sistema nervoso involuntário, o sistema nervoso autônomo, que se divide em sistemas simpático e parassimpático. O sistema parassimpático serve para desacelerar o coração, dilatar os vasos sanguíneos, aumentar a atividade das glândulas, contrair as pupilas dos olhos, etc., ao passo que o sistema simpático faz o oposto de todos esses.
Atuando como o lado inconsciente de da’at, o sistema nervoso involuntário permite que todas as funções necessárias ao corpo se realizem automaticamente. Processos que ocorrem naturalmente, como digestão e respiração, funcionam sem o envolvimento consciente da pessoa. Tais funções são basicamente para que a pessoa sobreviva, preservando a vida do corpo (não devido à preocupação pelo outro). Por este motivo, este lado do da’at é identificado com a esquerda.
Diretamente abaixo de da’at no eixo central da árvore sefirótica, a sefirá de tiferet corresponde à carne (como acima em nossa descrição geral dos quatro sistemas fisiológicos básicos, onde vimos que a carne corresponde ao vav do Nome de D’us em geral e à sefirá de tiferet em particular) e ao sistema muscular do corpo. O coração, que pertence tanto ao sistema muscular quanto ao sistema dos vasos sanguíneos, tende ao lado esquerdo do corpo, aludindo às forças combinadas de guevurá e tiferet.
Yessod, a continuação e extensão de tiferet no eixo central da árvore sefirótica, é o poder de auto-efetivação da alma. Aqui, num plano físico, ela se manifesta como o sistema reprodutivo – a capacidade inata de reproduzir e recriar o próprio eu na forma de descendência.
Com uma reflexão mais completa pode ser visto que uma propriedade adicional da alma e um sistema fisiológico adicional correspondem ao sinal da Sagrada Aliança – o Berit Milá. O ato da circuncisão é um processo duplo realizado na pele do órgão procriador masculino: a remoção do prepúcio e descascar a membrana mucosa para revelar a coroa do órgão. Este processo refina sua natureza original, a pele física, tornando-a capaz de refletir a luz espiritual. Isso é aludido na afinidade fonética das palavras para “pele” (‘or’, soletrada com um ‘ayin’) e “luz” (‘or’, soletrada com um ‘alef’) em hebraico. Além disso, quando o berit milá é puro e retificado, reluz e toda a pele da pessoa começa a irradiar, como foi o caso de Adão e Eva antes do pecado original. Daí se deduz que o berit milá, especificamente a manifestação da coroa do órgão (em hebraico, ateret hayessod), pode ser considerado como a origem do sistema fisiológico da pele.
Como a primeira sefirá de keter, malchut, a sefirá final (sob yessod, a última das sefirot ao longo do eixo central da árvore sefirótica), relaciona-se também com a interiorização de um componente necessário da vida a partir do mundo externo. Extraindo as “centelhas” de nutrição espirituais e físicas do ambiente de alguém – os domínios inferiores da realidade, os reinos mineral, vegetal e animal – e digerindo-os, transforma-os em energia humana vital. A digestão também funciona como um processo de esclarecimento, onde elementos úteis são assimilados pelo corpo, ao passo que produtos desnecessários são expelidos. Na Cabalá, o rei é aquele que desce de seu trono (em geral, por meio da palavra e da ordem) para os reinos inferiores da realidade, a fim de extrair deles seus benefícios para seu povo.
Em contraste com o keter – o sistema respiratório, que funciona numa dinâmica de descida da energia vital (oxigênio) ao corpo – malchut, que representa a digestão, envolve a dinâmica oposta, a elevação das “centelhas caídas” de energia (nutrição) para o corpo. Como uma imagem feminina na Cabalá, malchut alude ao sistema digestivo, como na descrição bíblica da “mulher de valor” quando ela “dá alimento para sua casa [corpo].”
Voltaremos agora às duas sefirot restantes, netsach (a última sefirá no eixo direito da árvore sefirótica) e hod (a última no eixo esquerdo). Quando aos sistemas fisiológicos, netsach corresponde ao sistema endócrino, que engloba as glândulas e os hormônios, ao passo que hod representa o sistema imunológico. De todos os sistemas do corpo, estes são os mais recentemente compreendidos pelo mundo médico e estão de fato bastante interrelacionados. Nas palavras da Cabalá, netsach e hod são “duas metades de um mesmo corpo,” ou, coloquialmente, “dois lados de uma mesma moeda.”
Netsach, situada sob chesed no eixo direito das sefirot, significa tanto “vitória” quanto “eternidade.” É a capacidade de superar obstáculos que ficam no caminho dos processos de crescimento e desenvolvimento do corpo e daqueles processos que asseguram boa saúde e longevidade, de nutri-los por meio de seus hormônios vitais. Trabalhando para gerar novas células e estruturas dentro do corpo, os hormônios do sistema endócrino perpetuam a vida do corpo e o ajudam a superar os obstáculos do tempo. Netsach, como um ramo de chessed, é entendido na Cabalá como o “leite” que nutre o crescimento e desenvolvimento motivados pelo chessed.
Finalmente, voltamo-nos ao sistema fisiológico que combate as doenças, o sistema imunológico. Este sistema monitora o que pertence adequadamente ao corpo e o que é um intruso invasor. Um sistema imunológico saudável aniquila intrusões destrutivas estranhas ao corpo. Mais tarde falaremos deste sistema em particular.
Em resumo:
keter |
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biná |
chochmá |
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da’at |
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guevurá |
chessed |
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tiferet |
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hod |
netsach |
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yessod |
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ateret hayessod (fonte de malchut) |
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malchut |