Quatro Fatores que Definem a mim e Tudo ao Meu Redor

Por: Baal HaSulam
Fonte: http://www.kabbalah.info/brazilkab/quatro_fatores.htm

 

Em seu artigo, A Liberdade, escrito em 1933, o Baal HaSulam explica que dentro de cada objeto, e de cada pessoa, há quatro fatores que os definem. Para explicar estes fatores, ele usa o exemplo do crescimento de uma semente de trigo. Este é um exemplo excelente, pois é fácil seguir seu processo de crescimento, e nos ajuda a entender todo o conceito.

    1. O Primeiro Fator: Nossa Essência Inata

      O primeiro fator é a essência inata dentro de cada objeto. Embora ela possa tomar diferentes formas, em si mesma, ela nunca muda. Por exemplo, quando o trigo se deteriora no chão e sua forma é completamente perdida, um broto novo de trigo cresce a partir de sua essência inata. O primeiro fator, a essência, a base, nosso código genético, está dentro de nós desde o princípio. Conseqüentemente, somos incapazes de mudar ou afetar isto.

 

    1. Qualidades Imutáveis

      As leis evolutivas da essência nunca mudam, e delas se originam as qualidades imutáveis de cada objeto. Por exemplo, uma semente de trigo nunca produzirá qualquer outro tipo de grão além de trigo; ela só produzirá a forma anterior do trigo que havia perdido.
      Estas leis, e as qualidades originadas delas, são predeterminadas pela Natureza. Cada semente, cada animal, e cada pessoa, contém as leis evolutivas da essência. Este é o segundo fator que nos abrange, e o qual não podemos afetar.

 

    1. Qualidades que Podem ser Mudadas Afetando-se o Ambiente

      Enquanto a semente permanece o mesmo tipo de semente, sua aparência externa muda de acordo com o ambiente externo. Em outras palavras, o “envoltório” da essência muda suas qualidades quando é afetado por elementos externos e regras definidas.
      A influência do ambiente externo acrescenta mais elementos à essência, e juntos, eles produzem uma nova qualidade da mesma essência. Estes elementos poderiam ser o sol, a terra, os fertilizantes, a umidade e a chuva. Eles determinam as dificuldades que o novo trigo encontrará em seu crescimento, como também sua quantidade e qualidade.
      Se transferirmos este exemplo a uma pessoa em vez de uma semente, o ambiente externo pode ser os pais, professores, amigos, colegas, livros, e as mensagens que absorvemos dos meios de comunicação. Assim, o terceiro fator são as leis pelas quais o ambiente afeta o indivíduo e induz mudanças nessas qualidades que são mutáveis.

 

  1. Mudanças no Ambiente que Afetam o Objeto

    O ambiente que afeta o crescimento do trigo é, por si mesmo, afetado por elementos externos. Estes elementos podem mudar drasticamente: por exemplo, pode haver uma seca ou uma inundação, fazendo com que todas as sementes apodreçam ou sequem. No que se refere a nós, este quarto fator envolve mudanças no próprio ambiente, que mudam a forma como este afeta as qualidades mutáveis do indivíduo.

Assim, estes quatro fatores definem o estado geral de cada objeto. Eles definem o caráter da pessoa, o modo de pensar e o processo de dedução. Eles determinam até mesmo o que a pessoa quer e como ela age em determinado momento. No artigo, A Liberdade, o Baal HaSulam discute detalhadamente cada um destes fatores, e chega às seguintes conclusões:

    1. A pessoa não pode mudar seu código genético, sua essência;

 

    1. A pessoa não pode mudar as leis pelas quais sua essência evolui;

 

    1. A pessoa não pode mudar as leis pelas quais os elementos externos afetam o seu desenvolvimento;

 

  1. A pessoa pode mudar o ambiente em que está, e do qual é totalmente dependente, escolhendo um ambiente mais favorável para alcançar as metas da sua vida.

 

Posto de modo diferente, não podemos nos afetar diretamente, pois não definimos nossa própria essência e o modo como ela se desenvolve. Nós também não podemos mudar as leis pelas quais o ambiente nos afeta. Porém, podemos influenciar nossas vidas e nossos destinos, melhorando nosso ambiente. Assim, nossa única livre escolha é a escolha do ambiente correto. Se induzirmos uma mudança nas condições à nossa volta, e melhorarmos nosso ambiente, mudaremos o efeito do ambiente sobre nossas qualidades mutáveis e, assim, determinaremos nosso futuro.

Em todos os níveis da Natureza – inanimado, vegetativo, animado e humano – somente o humano pode escolher um ambiente que defina seus desejos, pensamentos e ações de forma consciente. Conseqüentemente, o processo de correção está baseado na relação do indivíduo com o ambiente. Se o nosso ambiente incluir uma base satisfatória para o crescimento, alcançaremos grandes resultados.

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=323