O que é Rosacrucianismo

Por Frater Goya:

Constantemente me escrevem e perguntam sobre Rosacrucianismo, ou o que é Rosacruz. Ou ainda, existe uma ‘Ordem Rosacruz’?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer o termo “Rosacruz”.

1) O Rosacrucianismo não é uma organização, mas uma linha de  pensamento. Dessa forma, não existem organizações chamadas Rosacruzes.

2) A utilização do nome Rosacruz se restringe às partes mais internas de determinadas Escolas Iniciáticas como: Golden Dawn, Stella Matutina, C:.I:.H:., entre outros.

3) A partir da explicação acima, entende-se que nenhuma escola deve  utilizar o nome Rosacruz, como parte integrante de sua razão social.

4) As escolas que tem nas suas partes mais internas (a partir do Grau de Adeptus Minor) vínculos com essa linha de pensamento e conduta, normalmente fazem parte de uma Confederação internacional, que regulamenta o conhecimento e os rituais das organizações participantes da Confederação, para que se mantenha a tradição iniciática e a linhagem da organização, sem prejuízo para os membros.
5) Existem muitas escolas que se dizem Rosacruzes mas não possuem  nenhum vínculo com a Confederação alguma. Essas escolas podem induzir ao erro e normalmente adotam como conduta, o que é extremamente perigoso para o estudante, a auto-iniciação.

Alguns livros para pesquisar:
  Vida e Mistério dos Rosa+Cruzes – Jean-Claude Frère, Ed. Pensamento *
  A Bíblia dos Rosacruzes – Bernard Gorceix, Ed. Pensamento
A Doutrina Secreta dos Rosa-Cruzes – Magus Incognito, Ed. Pensamento
  O Iluminismo Rosa-Cruz – Frances A. Yates, Ed. Pensamento
Rosacrucianismo Sem Véus – Mauro Alfredo Chagas Reli, FA Editora *
Os Mistérios da Rosa-Cruz – Christopher Mcintosh, Ibrasa *

Os livros marcados com *, são preferenciais para pesquisa.

Em L.L.L.L.,
Frater Goya

Link permanente para este artigo: https://cih.org.br/?p=636